Na estreia da nova temporada de 2023, do programa ‘Por Elas’, realizado nesta sexta-feira, dia 10 de março, em especial ao dia das mulheres. Com a brilhante presença da presidente da Associação Brasileira Das Mulheres De Carreira Jurídica (ABMCJ- AM), Lúcia Viana, que é Magistrada do TJ/AM, doutoranda da Universidade Católica de Santa Fé (UCSF) e Coordenadora do curso de Direito na Faculdade Santa Teresa. Durante o bate-papo com a apresentadora Letícia Barbosa, ao agradecer o convite, Lúcia discorreu sobre a importância de falar sobre a posição da mulher.
“Aos 16 anos ingressei no curso de Direito na Universidade, era duro, porque só tinha pública, foi difícil escolher o direito, eu realmente não sabia se ia gostar de direito, dentre os quatro cursos maiores daquele momento que era: Medicina, administração, engenharia e direito, por exclusão, escolhi Direito. Meu pai é Advogado, mas não exercia, mas já tinha um pouquinho de inspiração na família, foi esse o gancho“. Diz Lúcia Viana.
Na ocasião, ela cita o “Direito como justiça, do direito de alcançar os anseios do jurisdicionado, sobre tudo sobre o desfavorecido, sobretudo daquele insuficiente que não tem acesso à justiça, sobre aquele que não conhece seus direitos, sobre aquele excluído na margem da sociedade, da justiça, da comunidade, mas que pelo direito procura realizar a justiça”, afirmou a Dra Lúcia.
Viana elencou sobre a importância da profissão de magistrado. “ Mulheres cada vez mais no mercado de trabalho também de professoras nas áreas jurídica, mulheres cada vez mais na áreas dos cargos jurídicos. Hoje nós temos um número expressivo na Defensoria Pública, de mulheres no Ministério Público, de mulheres na OAB, de mulheres na PGE, todas essas carreiras jurídicas, hoje as mulheres estão deslanjando”.
Dona de um currículo invejável, Viana é diretora da Associação dos Magistrados do Amazonas ( Amazon), já foi coordenadora da Faculdade Esbam, além de ser Coordenadora do curso de Direito na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Personalidade nas redes
Lúcia Viana, possui uma personalidade estonteante nas redes sociais, onde publica vários stories e feeds sobre a sua rotina. Viana fala sobre como divide suas diversas versões de vida e realizações, como: Rede social, profissional e mulher. “Eu não sou tímida, eu fui tímida, quando tocam nesse assunto, é um assunto frágil, por um lado, porque primeiro eu faço o que eu gosto, é um hooby, um lazer, já fui convidada até para escrever para portais, fazer colunas onlines por causa disso, obviamente eu não aceitei, uma coisa é você fazer por hobby, eu não sou profissional dessa área.” Afirmou.
“O que eu faço, que é elogiado, referenciado por muitas pessoas, pouco exageradamente eu faço, vou admitir isso. O meu perfil não é profissional, não vou transformá-lo em profissional, eu tenho aqui mais de 64 mil publicações do instagram, sem nem uma pretensão “.
Após um bate-papo bastante agregador para as mulheres e à sociedade, Lúcia deixa uma mensagem de inspiração aos que estão lutando por seus sonhos e objetivos. “Eu queria sintetizar dizendo assim, fé acima de tudo, nada de esmorecer, nada de se deprimir, o que quer que aconteça na sua vida, reaja, a gente falou aqui de muitas coisas boas, passei sim, momento de tristeza, mas reagir, quem não passa? Doenças, alguns desacertos, até profissionais, de relacionamentos, e receber quando isso não dá certo, receber como um aprendizado e continuar em busca do amor, da fé, e principalmente essa força interior de reagir. Homens e mulheres nós podemos, nós queremos, estar nas nossas mãos, a gente lutar pra isso, pode até não ser naquele segmento que você escolheu inicialmente. Nós podemos, coloquem isso na cabeça”, finalizou a Dra. Lúcia Viana.
- Por: Kalinka Vallença
- Apresentadora: Letícia Barbosa
- Convidada: Lúcia Viana
- Fotos – Marcus Reis