sábado, outubro 5, 2024

Banco Safra – Disputa judicial entre herdeiros da família mais rica do Brasil

Segundo a revista Forbes Brasil, Vicky Safra e família viram o enorme progresso de suas fortunas, que atingiu um patrimônio combinado avaliado em US$ 16,6 bilhões. Agora, a família é a mais rica do País. A alteração patrimonial ocorreu após sua fortuna e a dos filhos passar a ser divulgada em conjunto, em uma mudança de critério da Forbes dos Estados Unidos.

Vicky Safra e os filhos – Alberto, David, Jacob e Esther herdaram a fortuna de seu falecido marido, Joseph Safra, em 2020. Ele era controlador do Banco Safra, um dos maiores bancos privados do Brasil.

No começo do mês de fevereiro, o bilionário Alberto Safra processou sua mãe e mais dois irmãos em meio a uma disputa sobre a fortuna do pai. Trata-se de uma ação aberta na segunda-feira (6), na Suprema Corte do Estado de Nova York. No processo, Alberto acusa seus familiares de diluir de propósito a participação dele na holding do Safra National Bank, em um esforço para expulsá-lo do império da família.

Alberto diz na ação que sua mãe, Vicky Safra, e os irmãos Jacob e David Safra se envolveram em atos de improbidade corporativa para prejudicar os interesses dele na empresa.

“Em razão de atos ilegais e agressivos praticados por seus irmãos, Alberto Safra não teve alternativa senão ingressar com ação judicial na Suprema Corte de Nova York para proteger os seus direitos. É lamentável que David e Jacob Safra tenham tomado tais ações ilegais. Por meio da ação judicial, Alberto Safra busca a proteção dos seus direitos”, afirmou, em nota.

Alberto renunciou ao conselho de administração do Safra em novembro de 2019, após uma disputa com seu irmão mais novo, David. Em 2021, Alberto e a família chegaram a se aproximar de um acordo sobre o testamento de seu pai, para evitar litígios sobre uma fortuna de quase 15 bilhões de dólares, segundo publicou a Reuters.

Após a ação aberta nesta segunda na Suprema Corte do Estado de Nova York ter se tornado pública, a família Safra divulgou uma nota na qual afirmou que, poucos meses após ter recebido a doação dos pais como antecipação de sua herança, Alberto deixou o Banco Safra sem atender aos apelos feitos pelo seu pai e iniciou um negócio próprio.
No comunicado, a família Safra afirmou ainda que Joseph, na época, conversou com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto.

“Após diversas recusas de Alberto de mudar seus planos, Joseph o deserdou e tomou medidas naquele momento. Agora Alberto promove uma disputa contra toda a família, dizendo que o pai não teria motivos para fazer o que fez, alegando tratar-se de uma conspiração para prejudicá-lo. A Família lamenta o caminho adotado por Alberto, que primeiro atentou contra o pai em vida e agora o faz contra sua memória, e refuta suas alegações”, diz a nota (leia a íntegra abaixo).

O que diz a família Safra

Leia, abaixo, a íntegra da nota da família Safra:

“Poucos meses após receber a doação do Sr. Joseph, como antecipação de sua herança, Alberto deixou o Banco Safra, sem atender aos apelos feitos pessoalmente pelo seu pai e iniciou um negócio concorrente ao Banco Safra, tendo, inclusive, assediado e contratado vários executivos do Grupo. Nessa ocasião, o Sr. Joseph conversou com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto em sua empreitada, já que se tratava de uma afronta a ele próprio.

Após diversas recusas de Alberto de mudar os seus planos, o Sr. Joseph o deserdou e tomou medidas naquele momento. Agora Alberto promove uma disputa contra toda a família, alegando que o pai não teria motivos para fazer o que fez, afirmando tratar-se de uma conspiração para prejudicá-lo”.

 

Por: Kalinka Vallença com informações do G1

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias