sexta-feira, novembro 22, 2024

Autoridades políticas intensificam ações e repasse de recursos para vítimas do desmoronamento

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que vai decretar estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade de Manaus no último domingo, 12. O anúncio ocorreu durante intensificação dos trabalhos de resgate às vítimas soterradas na rua Pinto D’Água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital amazonense.

“Nós já temos contratos para essas ações e para facilitar o repasse de recursos federais, eu vou decretar calamidade pública. Inclusive, estava com o secretário nacional de Defesa Civil conversando sobre isso, e nós estaremos amanhã com o presidente (da República) levando todo o levantamento dessas áreas e do que aconteceu no dia de ontem. Já levo o decreto em mãos para o governo federal. Com isso, agiliza a tramitação da liberação de recursos”, informou Almeida.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou ainda que a prefeitura segue em ritmo acelerado dando assistência às famílias afetadas

A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ativou o Comitê de Gestão de Crise, em decorrência das fortes chuvas e de um desbarrancamento que aconteceu à noite de domingo

“Hoje atuamos em 25 ações prioritárias e, para essa área, não teve nenhuma ligação, nenhum chamado no CCC. Infelizmente, no início da noite, teve esse desmoronamento. Segundo os moradores, muita chuva no local (do deslizamento de terra). É muita tristeza, já temos nove vítimas e nós estamos aqui com todas as secretarias integradas para dar todo o suporte possível”, lamenta o prefeito.

Ele acrescentou que neste domingo mesmo agendou uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (14), para buscar mais recursos e assim intensificar os trabalhos da prefeitura para amenizar o problema histórico da cidade com áreas de risco e de saneamento.

As secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Infraestrutura, Assistência Social e Limpeza Pública (Semulsp) iniciaram junto com os moradores uma força-tarefa para tentar encontrar sobreviventes.

Governo do Amazonas

Na manhã desta segunda-feira (13), o governador conversou com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e solicitou que o titular da pasta receba o prefeito de Manaus, David Almeida, para tratar do assunto.

“Assim que soube do ocorrido determinei que o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estivessem aqui. Assim como temos o apoio da polícia militar e da assistência social, nesse momento, para auxiliar a prefeitura de Manaus nos procedimentos que são necessários para atender essas famílias”, disse o governador.

No local, Wilson Lima destacou o empenho da população no resgate das vítimas. “Aqui é um local de difícil acesso e a gente contou com o apoio incansável de toda a comunidade na busca por desaparecidos”, ressaltou.

Ainda no domingo, três pessoas foram resgatadas com vida, recebendo os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros no local. Outros oito corpos, sendo quatro adultos e quatro crianças, foram encontrados até o momento. As buscas seguem ao longo do dia.

Governo do Amazonas emitiu nota através das redes socias afirmando que os Hospitais da rede estadual de Saúde estão de prontidão para receber possíveis feridos.

 

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que, os trabalhos realizados pelas equipes da corporação na área do deslizamento ocorrido, na noite de domingo (12/03), no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, continuam ao longo desta segunda-feira (13).

Nesta manhã, o trabalho de escavação está sendo realizado com apoio de maquinário. O Corpo de Bombeiros informa, ainda, que no domingo recebeu de familiares a notificação de oito pessoas desaparecidas, que foram resgatadas ainda na madrugada e encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML), onde será feita a identificação dos corpos.

O CBMAM reforça que, mesmo que não tenham sido registrados outros desaparecimentos em decorrência do deslizamento, o trabalho de retirada do barro e demais materiais segue sendo feito. Somente após a finalização dessa etapa é que as buscas poderão ser consideradas encerradas.

Identificação das vítimas

O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) já trabalha na identificação dos oito corpos levados ao Instituto Médico Legal (IML). Das vítimas, quatro adultos e quatro crianças, cinco são do sexo masculino e três do sexo feminino. O DPTC vai usar toda a estrutura de identificação disponível e, também, vai solicitar o apoio da Polícia Federal (PF) para identificar as vítimas, uma vez que informações indicam que quatro são de origem venezuelana.

 

Por: Da redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias