sexta-feira, novembro 22, 2024

Deslizamento de terra no Nova Floresta deixa mortos e desabrigados em Manaus; Vídeo

Na noite de domingo (12), um deslizamento aconteceu na rua Pinto D’água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade, onde 11 casas teriam sido soterradas. O local se trata de uma ocupação, com um grande número de pessoas residentes nessa área. A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ativou no domingo o Comitê de Gestão de Crise, em decorrência das fortes chuvas, que foram registradas por meio do CCC, com mais de 120 ocorrências.

Segundo informações, foram encontradas 9 pessoas, dentre elas quatro crianças já sem vida, as buscas ainda estão acontecendo, com o intuito de encontrar possíveis vítimas soterradas. Após a tragédia, vários políticos publicaram nas redes sociais, porém, poucos foram ao local.

O prefeito de Manaus não se encontrava na capital na hora do ocorrido. Cerca da meia-noite da segunda-feira (13), tanto o prefeito, quanto o governador, chegaram ao local para acompanhar as ações de intervenções nessa tragédia.

Assim como o governador Wilson Lima, o prefeito de Manaus, David Almeida, estiveram no local acompanhando os trabalhos de resgate que entraram pela madrugada desta segunda-feira (13), dando toda assistência às famílias afetadas.

“Hoje atuamos em 25 ações prioritárias e para essa área, não teve nenhuma ligação, nenhum chamado no CCC. Infelizmente, no início da noite, teve esse desmoronamento. Segundo os moradores, muita chuva no local (do deslizamento de terra). É muita tristeza, já temos nove vítimas e nós estamos aqui com todas as secretarias integradas para dar todo o suporte possível”, lamentou o prefeito.

Ele acrescenta que agendou uma audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (14), para buscar mais recursos e assim intensificar os trabalhos da prefeitura para amenizar o problema histórico da cidade com áreas de risco e de saneamento.

Wilson Lima lamentou a tragédia e afirmou que 30 homens do Corpo de Bombeiro da Defesa Civil estão mobilizados para ajudar no que for necessário. “Eu estou colocando aqui todo o nosso pessoal à disposição dessa população”.

Área de risco
O desmoronamento do barranco no Jorge Teixeira ocorreu em uma área de risco e atingiu aproximadamente 11 casas, que ficavam na parte debaixo do barranco. Nesta parte da cidade, foram 96 milímetros de chuva, muito acima da média.

Conforme levantamento das equipes da Seminf, as chuvas intensas e concentradas em um curto período tornam as encostas suscetíveis aos deslizamentos. O aumento repentino no volume de água recebido pelo solo íngreme provoca o encharcamento do talude e a consequência são os deslizamentos de terra.

 

Por: Kalinka Vallença com informações da Prefeitura de Manaus

Foto: Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias