domingo, julho 7, 2024

Após redução dos casos de Covid-19, AM retorna à fase verde

Boletim epidemiológico divulgado pela FVS atualiza o cenário da doença em relação aos últimos dois meses

Após o Estado ter registrado aumento de casos de Covid-19 dias antes do carnaval e após, atualmente o Amazonas retornou à fase verde, que significa risco muito baixo de transmissão para doença, com redução de casos e ocupação de leitos hospitalares para pacientes nos últimos 14 dias. Em boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância e Sáude (FVS), na sexta-feira (17), consta as recentes atualizações.

As informações do boletim correspondem aos últimos dois meses (14 de janeiro a 14 de março), com destaque para os últimos 14 dias (1º a 14 de março). Houve redução de 73% no número de casos confirmados em Manaus, com registro de 48 casos, em 14 de março.

Redução

Em 1º de março, os números eram, respectivamente, 27 e 48 ocupações. Nos últimos dois meses, houve 308 hospitalizações por Covid-19 no estado, sendo 276 com idade contemplada para vacinação (6 meses ou mais).

Desses 276 pacientes, 61% (169) estavam com o esquema vacinal contra a Covid-19 desatualizado.

“Os dados nos mostram que ainda há internações por Covid-19 de pacientes que poderiam estar com o esquema vacinal atualizado. Reforçamos que a vacinação é a principal medida de prevenção contra a doença e que todos devem buscar se vacinar o quanto antes, para proteger a si mesmos e aos seus”, afirma a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim.

 

Devido ao ciclo vacinal incompleto, muitos casos de covid e doenças respiratórias surgem na capital e nos municípios, deixando unidades de saúde lotadas. A FVS-AM, informa como se proteger, “importante dizer que estamos, sim, com aumento de casos, e consequentemente, com aumento de internações. Por isso, é importantíssimo atualizar o esquema vacinal, e lembrar, que inclusive a vacina bivalente já está disponível nos postos de saúde aqui da capital”.

SRAG

Divulgado na sexta-feira (3/3), o novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra um aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) por causa da Covid-19. No Estado do Amazonas esse alerta já vinha sendo observado, agora segundo o boletim não apenas no referido estado, mas em todo Brasil.

Os resultados vieram referentes a Semana Epidemiológica (SE) 8, período de 19 a 25 de fevereiro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 27 de fevereiro. Segundo o coordenador Marcelo Gomes, a adesão à campanha de vacinação que se iniciou nesta semana é essencial, visando a diminuição dos casos bem como o bem-estar coletivo.

A avaliação levantada nas últimas quatro semanas epidemiológicas, mostrou a prevalência entre os casos, como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 2,4% para influenza A; 2,7% para influenza B; 26,6% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 52,1% para Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 3,2% para influenza A; 1,6% para influenza B; 2,4% para VSR; e 92,1% para Sars-CoV-2.


  • Por July Barbosa com informações G1.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias