sexta-feira, abril 4, 2025
HomeNotíciasAmazonasPrefeitura de Iranduba gastará quase um milhão em manutenção de veículos sem...

Prefeitura de Iranduba gastará quase um milhão em manutenção de veículos sem dar detalhes da frota

Sem dar detalhes e com o Portal da Transparência com erro no acesso, a Prefeitura de Iranduba, comandada pelo prefeito Augusto Ferraz (União Brasil), pretende gastar quase um milhão de reais para manutenção preventiva e corretiva em veículos automotores, com a justificativa de “atender as necessidades da Secretaria de Saúde”, conforme documento publicado no Diário Oficial da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), no dia 23 de janeiro deste ano.

A Prefeitura projeta gastar um total de R$ 997.200,00 (novecentos e noventa e sete mil e duzentos reais) em peças de reposição e acessórios originais, genuínos ou similares. Conforme Pregão Presencial n °001/2023.

O documento não especifica o tempo de contratação, e nem quais veículos automotores receberão a manutenção.  Existe uma lista de peças que receberão essa reposição? A manutenção será feita mensalmente ou apenas quando necessário? Além de fornecer as peças, a empresa irá prestar outros serviços para a prefeitura? Questionamentos que não foram sanados com as informações prestadas na licitação citada e nem no Portal de Transparência do município.

Sobre a empresa

De acordo com as informações do site da Receita Federal, a empresa licitada C S de Almeida, inscrita no CNPJ 37.867.818/001-16, que tem o nome fantasia de “Aparecida Auto Center”, possui sua principal atividade econômica o Comércio e o varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores.

A sede da C S de Almeida está localizada na Rua São Francisco, no bairro Laranja, no município de Iranduba e tem como atividades secundárias o serviço de manutenção, reparação mecânica, manutenção elétrica, dentre outros. O site da Receita Federal não informa o nome do dono da firma, apenas que é uma empresa individual de Porte ME, com o Capital Social de R$100.000,00 (Cem mil reais).

Falta de transparência no portal da transparência

A prefeitura de Iranduba não consta no Portal de Acesso à Informação e Transparência dos municípios do Estado do Amazonas (consulta realizada no dia 13/3/2023). Após levantamentos e matérias produzidas pelo Portal O Convergente, foi verificado que o site da prefeitura voltou a funcionar.

Porém, ainda continua apresentando erro, no que concerne as realizações de buscas, tivemos apenas acesso ao link do Portal de Transparência do Governo Federal, onde o mesmo também apresenta problemas de conexão.

Em relação a deveres e direitos é valido lembrar que conforme a Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, referente ao direito constitucional, que regulamenta e aponta a importância do cidadão de exercer o dever e o direito de acessar, avaliar e acompanhar as informações públicas, havendo também o outro lado, ou seja, a outra face da lei, pois como conhecemos é uma via de mão dupla, os encarregados da administração pública também fazem parte desse processo. As disposições presentes na referida lei são aplicáveis a União, Estados, Distrito Federal e os Municípios.

Retorno:

O Portal o Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Iranduba para saber mais detalhes sobre a licitação, como: Qual o tempo de contratação? E quais veículos automotores receberão a manutenção? Existe uma lista de peças que receberão essa reposição? A manutenção será feita mensalmente ou apenas quando necessário? Além de fornecer as peças, a empresa irá prestar outros serviços para a prefeitura? No entanto, as informações não foram enviadas até a presente postagem desta matéria.

A empresa licitada também foi contatada, por meio do WhatsApp com as seguintes perguntas: Quantos e quais veículos receberam essa manutenção? Essa manutenção será feita mensalmente? Além de fornecer as peças, a empresa prestará outro serviço para a prefeitura? Também por meio do Aplicativo de mensagem, a mesma respondeu:

“1. Veículos da secretaria municipal de Saúde incluindo picapes, vans, veículos leves ambulâncias motocicletas em torno de 30 veículos.

  1. A manutenção preventiva geralmente é mensalmente ex. como troca de óleo filtros suspensão entre outros, e manutenção corretiva é quanto tem um problema mecânico que demanda da quebra de peça desgaste, incluindo uma série de serviços mais complexos.
  2. Não” 

 

Por: Kalinka Vallença

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Revisão textual: Érica Moraes

- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here