Censo 2022 – A multa pode ser de até R$ 13 mil, ou seja, 10 salários mínimos
Os moradores do Amazonas que negaram responder ao Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), poderão ter que pagar multa de até 13 mil, ou seja, 10 salários mínimos. As residências que ainda não foram recenseadas ainda irão receber visitas dos profissionais até o mês de abril.
Somente no Estado, 0.292 pessoas se recusaram a responder ao Censo, onde 8.232 são de Manaus e 2.060 do interior do estado, sendo assim 0,95% das casas visitadas pelo IBGE. No calendário oficial o Censo do IBGE encerrou em 28 de fevereiro. O momento agora é a etapa de apuração.
Fase de apuração
Neste período, os recenseadores utilizam além dos computadores de mão, cartinhas que são entregues aos porteiros, síndicos ou deixadas em caixas de correios, nelas constam informações como, que a entrevista não foi realizada, o que pode ser compreendido como uma recusa, podendo levar a uma multa de até 10 salários mínimos, como consta a previsão legal.
Tiago Almudi, o coordenador técnico do Censo Demográfico do Amazonas, disse que o morador que se recuse em atender ao recenseador, será notificado, se a recusa continuar a multa será aplicada, ele explica “cabe ressaltar, […] que a lei prever a multa de até 10 salários mínimos para a pessoa que se recusar a prestar informações. Ressaltamos também que o IBGE tem a política de conversar com o cidadão que se recusa, mostrar para ele a importância das pesquisas. Mas sim, se persistir na recusa, a multa de até 10 salários mínimos pode ser aplicada”.
Até porquê, mesmo os que não responderem ao questionário farão parte da estatística através de cálculo matemático, entretanto, o IBGE reafirma que o ideal é que todos participem, para que o recenseamento seja fiel à realidade.
Dados do AM
No Amazonas, desde o início da operação, em 1º de agosto até o dia 31 de janeiro, foram recenseadas 3.825.277 pessoas, em 1.041.491 domicílios do Amazonas. Isso representa cerca de 96,8% da população do estado, de acordo com o resultado prévio do Censo (3.952.262 pessoas).
Já em relação ao número estimado, de 4.269.995, corresponde a 89,6% do contingente recenseado.
Em Manaus, até o dia 31 de janeiro, foram recenseadas 1.986.394 pessoas, o que representa 97% da população prévia, divulgada pelo IBGE. O percentual coloca Manaus como a capital com maior índice de recenseados, em relação ao resultado prévio do Censo.
- Por July Barbosa com informações do G1.
- Foto: Divulgação.