Os dois bumbás participarão do evento que lançará a festa em nível nacional, com a presença de seus itens oficiais
Nesta terça-feira (11/4), haverá o lançamento do 56° Festival Folclórico de Parintins em Brasília como parte das ações de divulgação da festa na contagem regressiva para o festival que ocorre nos dias 30/6, 1/7 e 2/7 na Ilha Tupinambarana.
O maior teatro a céu aberto do mundo, não fomenta somente a economia local do município de Parintins, mas também de todo o Estado. Conhecido por levar para a arena do bumbódromo, questões importantes como o desenvolvimento sustentável, as questões fundamentais da Amazônia e a preservação da floresta.
Ambos os bois Caprichoso e Garantido estão na capital do país, junto de seus itens oficiais e irão participar de eventos que servirão para divulgar o festival, que foi declarado oficialmente Patrimônio Cultural do Brasil.
Confira eventos oficiais dos bumbás para o fim do mês:
Alvorada – Boi Garantido
Dia 30/4 ocorre em Parintins a festa anual mais tradicional do boi bumbá Garantido, a Alvorada que já foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, milhares de pessoas se deslocam de Manaus e de cidades vizinhas a Parintins, para participar dessa festa que antecede os três dias de apresentação dos bois na arena.
O boi vermelho e branco faz sua alvorada do dia 30 de abril para 1º de maio, Dia do Trabalhador, em homenagem a São José Operário. A festa vai até o amanhecer, daí a origem do nome.
Lançamento do álbum 2023 ‘O Brado do Povo Guerreiro’
No dia 29/4 em Parintins, será feito o lançamento do álbum com as toadas oficiais do bumbá azul e branco em busca do bicampeonato no Festival de Parintins 2023.
O espetáculo promete ser repleto de surpresas com apresentação de itens oficiais individuais e coletivos.
Com ida da tradicional caravana azulada saindo de Manaus para a Ilha Tupinambarana, na próxima sexta (14/4) será apresentada à galera a camisa oficial do lançamento da festa.
Leia mais: Parintins: Foi dada a largada para o 56º Festival Folclórico
- Por July Barbosa.
- Foto: Divulgação.