quinta-feira, novembro 21, 2024

Lideranças indígenas fazem manifestação pela nomeação de André Mura no DSEI Manaus

As Organizações, Conselhos e Usuários da saúde indígena ocuparam pacificamente a sede do DSEI Manaus

Nesta quarta-feira (19), dia em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, lideranças indígenas no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Manaus, localizado na Avenida Djalma Batista, 1018, bairro Chapada, Zona Centro-Sul da capital. Fizeram uma manifestação pedindo providências urgentes da nomeação do coordenador do DSEI Manaus – SESAI/MS. Uma vez que a nomeação do Coordenador Distrital de Saúde Indígena de Manaus ainda não foi publicada.

A etnia Mura representa 65% da população indígena assistida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus, assim como mais 34 povos indígenas no total de 33.0000 (trinta e três mil) indígenas assistidos pelo DSEI/ Manaus.

Veja

As Organizações, Conselhos e Usuários da saúde indígena ocuparam pacificamente a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus, com a reivindicação de que seja nomeado o Coordenador Distrital de Saúde Indígena de Manaus, o Sr. André Pereira Correia do povo Mura, um dos nomes indicados pelo movimento indígena da área de abrangência do DSEI/MANAUS, de consenso e aprovado nos processos de avaliação e indicação pelo próprio movimento indígena.

Solicitando que sejam tomadas as medidas urgentes e cabíveis, tendo em vista a urgência e a vulnerabilidade que a saúde indígena está expondo os povos indígenas que dependem dos serviços em saúde.

A indicação de André Mura foi feita por organizações, conselheiros locais, lideranças indígenas e até alguns conselheiros distritais dos municípios de Manicoré (OPPTMP), Autazes (CIM), Manaquiri (OLPIMA), Silves (CLSI), Careiro da Várzea (OLIMCV), Careiro Castanho (OLPIC) e Borba (UPIMS).

Sem coordenação

A indicação do nome de André Mura para assumir o cargo, se deu ainda em janeiro de 2023 à Ministra da Saúde, Dra Nísia Trindade e para o Secretário Nacional da Sesai, Dr Weibe Tapeba, após exoneração do antigo coordenador do DSEI Manaus, Januário Neto.
Com a demissão de Januário, é possível contar três meses, em que o DSEI Manaus está sem coordenador, já que oficialmente o ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 26 de janeiro de 2023.


  • Por July Barbosa com informações.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias