A Prefeitura de Boca do Acre, comandada pelo prefeito José Maria Silva da Cruz, mais conhecido como Zeca Cruz (PP), contratou três empresas para fornecer gêneros alimentícios (perecíveis e não perecíveis) para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da cidade. No entanto, os valores que cada empresa vai ganhar não foram informados no despacho de homologação, nem mesmo a quantidade dos itens e os nomes, o que impede a comunidade de saber o valor global dos contratos.
O vereador do município, Jansen Almeida (Avante) vem denunciando inúmeros casos dessa natureza, em licitações sem tanta transparência, além de outros supostos descasos em Boca do Acre. Ao O Convergente, o parlamentar disse que já denunciou outras diversas vezes aos órgãos de fiscalização do Estado.
“Eu tenho feito várias denúncias e infelizmente o MP e o TCE, parece não existir. Tem mais coisas piores acontecendo aqui”, comentou o parlamentar.
Empresas vencedoras
As vencedoras deste certame são a P. S. do Vale-ME (Mercearia Jordenei), CNPJ Nº 03.281.704/0001-78, que vai fornecer 16 itens à Prefeitura de Boca do Acre. A empresa não tem o nome do sócio divulgado no site da Receita Federal. Ela já fornece ao município, cestas básicas e materiais permanentes, como: cadeiras de escritórios, ares-condicionados e bebedouros.
Já a empresa Evolutio Serviço de Transporte Escolar e Comércio de Material de Construção Eireli, cadastrada no CNPJ Nº 41.946.839/0001-02, vai realizar o fornecimento de 11 gêneros alimentícios. A empresa é especialista em “Comércio varejista de materiais de construção em geral”, além de possuir mais de 80 atividades secundárias. É representada por Alessandro da Costa, possui um capital de meio milhão de reais.
A Evolutio já forneceu outros itens à Prefeitura de Boca do Acre, entre eles: materiais permanentes para as unidades de saúde do município, material didático pedagógico escolar e material de expediente e de informática.
A terceira empresa vencedora é a P. G. B. Souza Ltda (Facility Comércio e Serviços), cadastrada no CNPJ Nº 39.488.793/0001-75, que vai fornecer 7 itens. A empresa está localizada no município de Bujari, no estado do Acre. Ela é especialista no “Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns”. Representada pelo empresário Paulo Gerson Batista de Souza, o empreendimento tem um capital social de R$ 110 mil.
Mais gastos
No mês de março, o prefeito Zeca Cruz também fechou contrato para a aquisição de materiais de limpeza, sem informar o valor global da compra com as mesmas empresas que vão fornecer os gêneros alimentícios.
Leia mais: Prefeito de Boca do Acre fecha contrato sem informar o valor global
Fonte: O Convergente
Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis