Com 410 atletas inscritos, 36 eram da ABLE e 34 medalharam
Em mais uma participação em eventos de judô no Amazonas, a Associação Barbosa de Lutas Esportivas (Able), esteve presente na Copa Cidade de Manaus, um evento realizado pela Federação de Judô do Amazonas (Fejama), no último sábado (29/04), no ginásio Bergão, no São Jorge, Zona Oeste de Manaus. Com 410 atletas inscritos, dos quais 36 eram da Able e 34 medalharam.
Com as presenças marcantes de 2 (duas) outras academias, Marcos Roberto e Kaizen, nas disputas do Festival Infantil, Iniciantes e Graduados da Copa Cidade de Manaus de Judô 2020. A Associação por ter recebido 25 medalhas de ouro, de um total de 35, foi consagrada a academia campeã da Copa Cidade de Manaus.
O ex-atleta e Sensei Rafael Barbosa, comentou sobre a participação da Associação, principalmente após a pandemia, “A academia ficou por muito tempo parada por conta da pandemia e somente agora estamos voltando a competir, esse título nos mostra que estamos indo no caminho correto e em breve podemos estabelecer uma hegemonia em relação a academia. Graças a Deus conseguimos conquistar esse título aos professores Rayfan, Rafaela e Rafael Barbosa, juntamente com os patrocínios que a Erica (Portal Manaós e O Convergente) e o Eric Barbosa (Portal O Poder), nos proporcionam para poder o projeto social estar em pleno funcionamento.”
O Sensei falou também sobre seus atletas, “Temos cerca de 4 atletas que são promessas nacionais: Luiz Maurício, Júlio César, Kennedy Barbosa e Miqueias Fernandes que estão em ascensão, que ainda esse ano tem condições de buscar medalhas em campeonatos brasileiros.”
As disputas
Festival Infantil – O momento que marca a abertura das competições de judô no estado é o Festival Infantil. Atletas que dão seus primeiros passos na modalidade se apresentam no dojô. A classificação do festival leva em conta o número de atletas inscritos. O resultado foi o seguinte: Escola de Lutas Marcos Roberto (1°), Acopajam (2°), Kazen (3°), Fort Judô Clube (4°) e Nilton Lins (5°).
Iniciantes – Na divisão dos Iniciantes, a grande novidade foi o título inédito da Able, equipe liderada pelo professor Antonio Barbosa e seus filhos Rayfan, Rafaela e Rafael. A agremiação da Cachoeirinha, Zona Sul, faturou 24 medalhas, sendo 16 ouros, 5 pratas e 4 bronzes.
Também subiram ao pódio dos Iniciantes as academias Acopajam (13 ouros, 8 pratas e 2 bronzes), Caminho Suave (9 ouros e 5 pratas), Fort Judô Clube (8 ouros, 5 pratas e 3 bronzes) e Associação Fera de São Gabriel da Cachoeira (6 ouros e 1 prata).
Graduados – Na classe Graduados, que representa a elite da modalidade, a Kaizen, equipe liderada pelo professor Dejanir Nunes, voltou ao topo do judô amazonense ao faturar a Copa Cidade de Manaus com 37 medalhas, sendo 26 ouros, 10 pratas e 1 bronze.
Leia mais: Atletas amazonenses viajam para participar de Campeonato Brasileiro de Judô
- Por July Barbosa.
- Foto: Divulgação.
- Ilustração: Marcus Reis.