Camilla casou-se com o então príncipe Charles em 2005, após viverem anos em um relacionamento extraconjugal
Camila Parker Bowles, agora rainha consorte Camilla, a inglesa ex-amante e atual esposa, de 75anos, foi coroada neste sábado junto do agora rei Charles no Reino Unido. Eles passaram a ser os primeiros nomes na linha de sucessão da coroa após a morte da Rainha Elizabeth II, aos 96 anos em setembro do ano passado.
O histórico do casal é conhecido por todo o mundo, Charles e Camilla se conheceram na década de 1970, mas só se casaram em 2005. Eles mantiveram um relacionamento enquanto ambos eram casados com outras pessoas: ele com a princesa Diana; ela com Andrew Henry Parker Bowles.
Sentimento anti-Camilla
O casal teria conhecido em 1970 o então príncipe de Gales, Charles, durante uma partida de polo em Windsor. Na ocasião eles se tornaram amigos. No ano seguinte, Charles ingressou na Marinha Real e, enquanto esteve fora, Camilla se casou com o oficial do Exército Andrew Henry Parker Bowles, com quem teve dois filhos, Thomas Henry e Laura Rose.
Dez anos depois, o herdeiro do trono viria a se casar com Diana Spencer, –a princesa Diana– em uma grande cerimônia, assistida por milhões de pessoas em todo mundo. Eles também tiveram dois filhos, os príncipes William e Harry. Entretanto, Charles e Camilla mantiveram um caso extraconjugal durante esse tempo e tudo viria à tona em 1994, com a admissão pública do príncipe. A informação seria confirmada pela própria Diana durante uma entrevista à “BBC”, quando ela disse: “Havia três de nós neste casamento, então estava um pouco lotado.”
O primeiro divórcio a acontecer foi o de Camilla e Andrew, em 1995. O Charles e Lady Di viriam a se separar no ano seguinte. Entretanto, toda a situação fez com que Camilla sumisse dos holofotes, com a população e a mídia ao lado de Diana. Ela se mudaria posteriormente para a Clarence House, ficando com Charles. Seu nome passou a ser citado oficialmente.
O sentimento pró-Diana e anti-Camilla foi agravado pela demonstração de simpatia pela princesa depois de sua morte em um acidente de carro em Paris no ano de 1997. Em 1999, a realeza embarcou em um programa para reintroduzir Camilla ao público. Sua primeira aparição foi cuidadosamente orquestrada com Charles fora do Ritz Hotel em Londres.
Ela se mudaria posteriormente para a Clarence House, ficando com Charles. Seu nome passou a ser citado oficialmente.
Coroação Rei Charles III
Em cerimônia que ocorreu quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, O rei Charles III do Reino Unido foi coroado neste sábado (6) com a coroa de St. Edward, na Abadia de Westminster, em Londres. Aos 74 anos, Charles assume a função em um momento delicado, com a economia britânica pressionada pela inflação e com a família real envolvida em uma série de polêmicas.
No momento da coroação do rei Charles III, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.
Ao fim da Procissão de Coroação, o rei e a rainha farão uma aparição na varanda do Palácio de Buckingham. Em seguida, a Força Aérea Real fará uma apresentação nos céus de Londres.