Imagens de câmera de segurança fizeram um flagrante de depredação ao monumento em homenagem à Princesa Isabel, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. O vandalismo foi denunciado pelo prefeito Eduardo Paes, numa rede social. Na postagem, ele pede ajuda para identificar o autor. “Me ajudem a tornar esse imbecil famoso!!!! Monumento Princesa Isabel – Av. Princesa Isabel, Alt. Av. Atlântica – Copacabana. Quem reconhecer, pode mandar pelo direct”, escreveu.
As imagens mostram o momento em que um rapaz de cabelos compridos, vestindo bermuda, camiseta e boné, chega com uma mochila nas costas. Ele traz um skate nas mãos, que apoia numa lixeira. O vândalo traz ainda o spray nas mãos e a coloca no chão.
Depois, tira a mochila das costas e a recoloca em seguida. Pega o skate e o spray, segue em direção ao monumento e começa a pichar seu pedestal. Toda ação dura menos de um minuto e meio.
O ataque aconteceu na semana de comemoração do 13 de maio. Este ano, a data marca os 135 da assinatura da Lei Áurea pela princesa, em 1888, abolindo a escravidão no Brasil.
A Secretaria municipal de Conservação informou que já enviou uma equipe para o local, para fazer vistoria e avaliar os danos ao patrimônio. Funcionários da Comlurb também ficaram responsáveis pela higienização da área.
A secretaria informou ainda que investe cerca de R$ 2 milhões por ano na manutenção de monumentos e chafarizes. O montante contempla, além da remoção de pichações, pequenos reparos, pintura, limpeza e reposição de pequenas peças, entre outros serviços.
Leia mais: Cabaré’, show de Leonardo e Bruno e Marrone, acontecerá dia 27/5, em Manaus
Por informações do O Globo
Foto: Divulgação