Em vídeo gravado por outro aluno, há imagens da vítima sentada na primeira fileira vendo a apresentação dos colegas
Na manhã desta segunda-feira (8), durante a apresentação em sala de aula de um trabalho de ciências, um aluno de 14 anos foi apreendido após golpear com uma caneta o rosto e as costas de uma colega do 9º Ano da Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus.
Um vídeo gravado por outro colega de sala, mostra a vítima sentada na primeira fileira vendo a apresentação dos colegas, quando um deles larga o cartaz que segurava, tira a caneta do bolso e desfere na colega, também de 14 anos. Neste instante, o menor é contido por outros estudantes em meio aos gritos de desespero da turma.
A delegada Juliana Tuma, da Deai (Delegacia Especializada em Atos Infracionais), afirmou que não sabe até o momento a extensão da gravidade das lesões na adolescente. Ela afirmou que pela violência extrema dos golpes o aluno está enquadrado em ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio. Está sobre investigação a motivação do crime pela Polícia Civil do Amazonas
Testemunhas alegam que a vítima debochou do agressor, a adolescente recebeu atendimento médico e fará um exame de corpo de delito. “Segundo consta em informações preliminares que já colhemos, o adolescente falou uma palavra errada e essa vítima teria rido. Isso causou nele extrema irritação, que entendemos desproporcional, e ele atacou a adolescente”, disse Tuma.
O menor apreendido não tem antecedentes criminais e será encaminhado ao Juizado Infracional para aplicação de medidas socioeducativas.
Nota – SEMED
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que tomou as devidas providências em relação ao ocorrido na escola municipal Jacson Damasceno, na zona Leste da capital.
O aluno, que atingiu a colega de sala de aula com uma caneta, foi encaminhado imediatamente pela Polícia Militar (PM) à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), acompanhado dos responsáveis dos dois alunos e do gestor da unidade de ensino.
O aluno terá acompanhamento psicológico e social junto ao Centro Municipal Sociopsicopedagógico (Cemasp) da Semed.
A aluna foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e já foi liberada. Ela também receberá acompanhamento dos profissionais do Cemasp.
- Por July Barbosa.
- Foto: Redes Sociais.