O ex-deputado federal David Miranda morreu no Rio, na manhã desta terça-feira (9), aos 37 anos. Deixando o marido, o jornalista Glenn Greenwald e três filhos, o mesmo completaria 38 anos nesta quarta (10). A morte foi confirmada por Glenn, nas redes sociais.
“É com a mais profunda tristeza que eu comunico a morte do meu marido, David Miranda. Ele iria fazer 38 amanhã. Sua morte, no início desta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos”, escreveu.
Miranda foi internado no dia 6 de agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal e foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia. Em março, Glenn fez um relato longo e emocionante sobre os meses de internação do marido.
“Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que seus médicos me ligaram e nos disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis. Nem vou me dar ao trabalho de tentar explicar como é ter que dizer a seus filhos, à família e aos melhores amigos de seu marido que é hora de ir para o hospital pelo que provavelmente será a última vez”, disse Glenn na época.
Na ocasião, Glenn disse que o marido se mantinha “a maior parte do tempo acordado” e conseguia conversar, “apesar da traqueostomia que teve que fazer”. Miranda, no entanto, já dependia de um ventilador para assistência respiratória.
Minutos após o anúncio feito pelo seu marido, o jornalista Glenn Greenwald, políticos e familiares demonstraram solidariedade à família pelas redes sociais.
Bandeira LGBT
David colecionou em sua trajetória, importantes marcos históricos no ativismo e na política nacional e mundial. Cria do Jacarezinho, coordenou a campanha pelo asilo a Edward Snowden no Brasil, trabalhando ativamente junto ao seu marido Glenn Greenwald nas revelações dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, efetuados pela sua Agência de Segurança Nacional. Chegou a ser detido em 2013 pelo governo britânico.
No Brasil, encampou bandeiras pela população LGBTQIAP+, pela juventude e periferias. Tornou-se o primeiro vereador gay na história da Câmara do Rio de Janeiro. Em 2019, ocupou a vaga do deputado federal eleito Jean Wyllys, que decidiu não assumir o mandato e deixou o país devido a ameaças de morte.
Miranda estava internado na Clínica São Vicente, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde agosto de 2022, quando foi hospitalizado para tratar da infecção gastrointestinal. Infelizmente, ele contraiu infecções subsequentes, resultando em um caso de sepse.
Perfil
David Miranda foi vereador no Rio de Janeiro pelo Psol de 2017 a 2019. Nas eleições de 2018, elegeu-se 1º suplente pelo Psol, mas assumiu o mandato desde o início como titular, em razão da desistência do então deputado eleito Jean Wyllys.
Em janeiro de 2022, Miranda foi para o PDT, em razão da proximidade do Psol com o PT. Nas últimas eleições, já internado na UTI, sua candidatura à reeleição foi retirada pelo marido.
Na Câmara, ele integrou as comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Cultura; e de Legislação Participativa. Ele também fez parte da comissão externa que acompanhou as investigações das queimadas em biomas brasileiros e da comissão especial que analisou o Projeto de Lei 1095/19, que originou a lei que aumentou a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar cão ou gato (Lei 14.064/20).
Miranda foi coautor de dois projetos que buscam amenizar os impactos da pandemia:
– Projeto de Lei 1075/20, que deu origem à Lei 14.017/20, que destinou R$ 3 bilhões para amenizar os impactos da pandemia de Covid-19 no setor cultural;
– Projeto de Lei 1665/20, que deu origem à Lei 14.297/22, que reforçou as medidas de proteção aos entregadores de aplicativos.
O presidente Lula (PT), o presidente do PDT 0e o deputado Federal Chico Alencar (PSOL- RJ), dentre outros, prestaram homenagens
Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais.
— Lula (@LulaOficial) May 9, 2023
Acabamos de perder de nosso convívio o grande companheiro e ex deputado federal David Miranda. Lamento profundamente esta perda precoce. Que David seja uma luz nos dando caminhos em busca da felicidade. pic.twitter.com/hov9NVvAdp
— Carlos Lupi 🇧🇷🌹 (@CarlosLupiPDT) May 9, 2023
David Miranda, ex-vereador do Rio, ex-deputado federal e querido amigo, se foi, após longo sofrimento (8 meses em UTI, com infecção gastrointestinal e septicemia). Muito jovem e tão do bem, ainda tinha tanto caminho pra trilhar. Faria 38 anos amanhã! Deixa três filhinhos + pic.twitter.com/uuQFLSwluN
— Chico Alencar ☀️ (@depchicoalencar) May 9, 2023
Leia mais: Enem 2023: resultado de pedidos de isenção são divulgado; confira
Da redação
Foto: Divulgação