quinta-feira, abril 3, 2025
HomeNotíciasBrasilReceita Federal libera consulta ao primeiro lote da restituição do IR 2023

Receita Federal libera consulta ao primeiro lote da restituição do IR 2023

Serão contemplados 4,1 milhões de contribuintes

A Receita Federal abriu, nesta quarta-feira (24), às 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão na fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. Os valores serão pagos pela Receita no dia 31 de maio.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”. No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59. As restituições serão pagas em até 5 lotes a partir do último dia de entrega, a RFB espera receber até 39,5 milhões de declarações.

O programa utilizado para gerar o IR já estava disponível para download . Vale lembrar que as declarações online e para dispositivos móveis possuem algumas limitações. Dentre as mudanças anunciadas nesta edição, há a possibilidade de o contribuinte utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do prazo de entrega.

A quantia total do crédito bancário realizado no dia 31 será que R$ 7,5 bilhões, maior valor já pago pela Receita Federal em um lote de restituição. Este primeiro lote será destinado a contribuintes que tenham prioridade, sendo:
• 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
• 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos;
• 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
• 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Neste ano, a Receita também incluiu na regra de prioridade as pessoas que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix, o equivalente a 204.020 contribuinte.
Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração, ou seja, quem entregou antes, recebe antes.


  • Por July Barbosa com informações CNN.
  • Foto: Divulgação.
- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here