segunda-feira, julho 8, 2024

Perdeu o prazo para declarar o Imposto de Renda 2023? Veja o que fazer

O período para declarar o Imposto de Renda 2023 acabou às 23h59 desta quarta-feira (31)

O período para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 acabou às 23h59 desta quarta-feira (31), mas os contribuintes que perderam o prazo ainda devem entregar e pagar uma multa pelo atraso e podem fazer isso a partir das 8h desta quinta-feira (1). Já o período para retificar, caso os contribuintes tenham enviado o IR com erro ou sem dados, é de até cinco anos após a declaração original.

Para declarar o Imposto de Renda 2023 com atraso, a pessoa deve reunir os comprovantes necessários, baixar o programa gerador da declaração no site da Receita Federal, preencher os dados nas fichas normalmente e entregar, conforme as regras válidas para aqueles que enviaram dentro do prazo.

A diferença é que, no fim, o programa vai gerar uma notificação de lançamento de multa por atraso e um DARF para pagamento. Ambos os documentos podem ser impressos diretamente do programa.

O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do IR devido no ano passado. Contudo, ao longo do tempo, o total da multa é corrigido em 1% ao mês ou fração de mês de atraso sobre o Imposto de Renda devido em 2022. Assim, quanto mais tempo de atraso, maior a multa. É por isso que é bom se apressar para declarar e pagar.

Para quem deve IR, o período para pagar o valor devido também acabou ontem. Nesse caso, a multa é de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20%, e ainda há cobrança de juros de mora calculados pela taxa básica de juros, a Selic, acumulada até o mês anterior ao do pagamento, mais 1% referente ao mês do pagamento. No próprio programa, o contribuinte pode gerar o DARF com os encargos para quitar o imposto corretamente.


  • Por July Barbosa com informações UOL.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias