Reino Unido – Em 85% dos casos positivos, o teste também identificou a localização original do câncer
Os pesquisadores responsáveis pelo Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) relataram resultados promissores nos testes de um exame de sangue capaz de detectar mais de 50 tipos de câncer.
O estudo revelou que o exame foi capaz de identificar corretamente dois em cada três tipos de câncer em uma amostra de 5 mil pessoas com sintomas suspeitos, na Inglaterra e no País de Gales. Além disso, em 85% dos casos positivos, o teste também conseguiu determinar a localização original do câncer.
Conhecido como teste Galleri, esse exame analisa mutações específicas em fragmentos do código genético, os quais são indicativos de diferentes tipos de câncer. Essa tecnologia tem o potencial de identificar precocemente cânceres tratáveis, o que pode resultar em salvar vidas.
Os pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmam que o teste ainda está em fase de desenvolvimento, mas acreditam que ele possa aumentar significativamente o número de cânceres detectados. É considerado ainda um “trabalho em andamento”. Habitualmente, os pacientes, identificados com a doença, normalmente apresentam sintomas, como a perda de peso, e precisam realizar vários exames e fazer muitas visitas ao hospital para poderem identificar o problema.
- Por July Barbosa com informações Terra.
- Foto: Divulgação.