IA – Uma música feita através da tecnologia com as vozes dos artistas The Weekend e Drake, chamada “Heart On My Sleeve” causou controvérsia
A Inteligência Artificial continua gerando debates na sociedade. A mais nova polêmica envolve uma música feita através da tecnologia com as vozes dos artistas The Weekend e Drake, chamada “Heart On My Sleeve”, ter viralizado nas redes sociais e ter acumulado mais de 10 milhões de reproduções no TikTok antes de ser banida.
A gravação tem baixa qualidade e vocais com falhas. Parece uma demo pirata, mesmo assim, ela conseguiu despertar algum sentimento especial nas pessoas, tornando-se o primeiro hit viral gerado por algoritmo, o que incomodou a Universal Music, gravadora de The Weekend.
A versão original da canção foi retirada das plataformas digitais após um pedido da gravadora de The Weekend, Universal Music, que também enviou uma carta a plataformas como Apple Music e Spotify, solicitando que as músicas do seu catálogo não fossem usadas para “treinar” softwares de IA para gerar canções.
O caso gerou debate acerca dos limites da distribuição de obras feitas por IA e de como as leis de direitos autorais se aplicariam a situações como essa. Recentemente, duas sentenças aceitas na China corroboram a discussão, após uma ter considerado os direitos autorais ao responsável por operar o software, já na outra, ele foi concedido à empresa que criou a ferramenta.
Leia mais: Programa para baratear carros populares pode ter descontos de até R$ 8 mil
- Por July Barbosa com informações G1.
- Foto: Divulgação.