sexta-feira, novembro 22, 2024

Conselho Fiscal do boi Garantido pede que presidente se afaste do cargo e conselheira afirma “o presidente faz uma gestão desastrosa”

O pedido de afastamento também atinge aos demais membros da diretoria do Garantido, que é formada pelo presidente, vice-presidente e diretores (Administrativa, Jurídica, Financeira, Social, Secretaria)

Em nota divulgada nesta quarta-feira 21, O Conselho Fiscal do Boi Garantido, formado por três membros, pediu ao Conselho de Ética e à diretoria da agremiação o afastamento de Antônio Andrade do cargo de presidente. O pedido ocorre após Andrade comunicar ao governo que o bumbá ficaria de fora do festival por falta de dinheiro, os conselheiros alegaram “incompetência”.

O pedido de afastamento também atinge aos demais membros da diretoria do Garantido, que é formada pelo presidente, vice-presidente e diretores (Administrativa, Jurídica, Financeira, Social, Secretaria). Os conselheiros apontam “gestão temerária, omissão e falta de transparência na aplicação de recursos públicos” na atual gestão da agremiação.

Astryd Portilho, Ivanez Barros e Raimundo Oscar de Oliveira dizem que Andrade não tem condições de comandar a agremiação. “É de conhecimento público que o Boi Garantido vem, sob o comando do Presidente Antônio Andrade, passado por uma série de descalabros e reiteradas infrações ao estatuto do Boi Garantido”, diz a nota.

.“A incompetência do Presidente Antônio Andrade se mostrou oficializada por meio de Ofício enviado ao Governo do Estado nesta semana. Nele, o gestor faz clara chantagem contra apoiadores da festa, principalmente Governo do Estado e apoiadores da iniciativa privada. Gesto que coloca inclusive, o Festival de Parintins sob ameaça”, segue outro trecho da nota.

Ameaça

Na segunda-feira (19), em ofício enviado ao secretário de Cultura do Amazonas, Marco Apolo Muniz, Andrade disse que tinha duas opções: fazer a apresentação “com sérias dificuldades de naturezas diversas, principalmente financeiras” ou pagar os trabalhadores “envolvidos na construção do Boi 2023”. Segundo Antonio Andrade foi escolhida a segunda opção.

No mesmo dia, o Governo do Amazonas declarou ser “inimaginável” a ausência do Boi Garantido na arena. O governador Wilson Lima afirmou, em entrevista a uma rádio de Manaus, que a agremiação tinha o compromisso de fazer a apresentação e que não aceita que a direção do Garantido ameace e coloque “a faca no pescoço do governo”.
De acordo com os conselheiros fiscais, denúncias sobre irregularidades nas contas do Garantido já foram feitas ao MP-AM (Ministério Público do Amazonas) pelo grupo. “Não temos dúvida, que essas irregularidades causaram mais esse novo episódio de caos e vergonha para a nação vermelha e branca”, diz trecho da nota.


Confira a nota na íntegra
O Conselho Fiscal do Boi Garantido, por meio dos Conselheiros Astryd Portilho, Ivanez Barros e Raimundo Oscar de Oliveira, vem publicamente informar que protocolou junto ao Conselho de Ética do Boi Garantido, a Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e informou ao Ministério Público do Estado do Amazonas, pedido afastamento do Presidente do Boi Bumbá Garantido, Antônio Andrade Barbosa, da Vice-presidente Ida Silva e de toda sua Diretoria.
Nosso entendimento é que novamente o Presidente Antônio Andrade não tem condições para comandar o nosso Boi Garantido há poucos dias para o Festival 2023. É de conhecimento público que o Boi Garantido vem, sob o comando do Presidente Antônio Andrade, passado por uma série de descalabros e reiteradas infrações ao estatuto do Boi Garantido. A incompetência do Presidente Antônio Andrade se mostrou oficializada por meio de Ofício enviado ao Governo do Estado nesta semana. Nele, o gestor faz clara chantagem contra apoiadores da festa, principalmente Governo do Estado e apoiadores da iniciativa privada. Gesto que coloca inclusive, o Festival de Parintins sob ameaça.
Importante frisar que não é a primeira vez que este Conselho tem denunciado o presidente do Garantido, sua vice e a diretoria, quando por duas vezes, reprovou as contas anuais da Associação comandada por eles. Inclusive, há um inquérito civil tramitando no Ministério Público do Estado do Amazonas impetrado por este Conselho por conta dos desmandos e claras irregularidades nas contas do Garantido. Não temos dúvida, que essas irregularidades causaram mais esse novo episódio de caos e vergonha para a nação vermelha e branca.

Levando em consideração os acontecimentos vexatórios pós Festival de 2022 e atuais, estamos encaminhando pedido de afastamento ao Conselho de Ética e também ao Ministério Público do Estado do Amazonas.
Atenciosamente,
Astrid Portilho
Ivanez Oliveira
Raimundo Oscar
Conselheiros Fiscais do Boi Garantido

Conselheira fala sobre atual situação do Boi
O Portal conversou com Ivanez Oliveira, uma das conselheiras fiscais do Boi Garantido, e ela afirmou o seguinte: “Como nessas últimas 24h, os conselhos foram muito criticados tanto o Conselho Fiscal, como o Conselho de Ética, resolvemos sim colocar uma nota, por quê? O conselho fiscal nunca foi omisso às situações de infringimento ao estatuto em relação ao conselho fiscal, no ano de 2022 moveu uma ação civil contra o presidente e sua diretoria, porque não prestaram contas das ações de 2022, e essa ação está no Ministério Público, aí solicitamos a saída do presidente no ano passado, tanto junto ao conselho de ética, quanto lá no Ministério Público e nada foi feito e este ano novamente as contas estão irregulares. O presidente faz uma gestão desastrosa, não sabe gerenciar o boi aí acaba resultando no que está aí não tem verba pra colocar o boi na arena, mas assim o conselho nunca foi omisso, sempre trabalhou, sempre buscou, botando sempre os ofícios nas datas para prestação de conta e, na verdade, é uma briga para fazer prestação de conta, não entregam na data certa eles infringiram o estatuto totalmente, o presidente não tem respeito pelos associados, não tem respeito pelos órgãos deliberativos, que é o conselho fiscal e o de ética, mas a nossa parte estamos fazendo, mas quem tem o poder de afastar é o conselho de ética, que é omisso, todas as vezes que votamos, o conselho de ética não fez nada. As contas do boi no ano de 2020 e 2021 foram reprovadas, de 2021 a 2022, aliás em 2022, não teve prestação de contas.”

Tentamos entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Agremiação, mas até o momento não obtivemos resposta.

Leia mais: Presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade ameaça tirar o bumbá da disputa do festival


  • Por July Barbosa.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias