quinta-feira, julho 4, 2024

Portal Manaós promove campanha de conscientização ao uso de preservativos para combater DSTs no Festival de Parintins

Campanha – O portal tem o objetivo de incentivar os jovens a usarem camisinha e alertá-los sobre as consequências de contrair uma infecção sexualmente transmissível

O Brasil ainda vive em constante preocupação com a transmissão do HIV entre jovens, ao mesmo tempo em que casos de sífilis e a transmissão de hepatites continuam a crescer. Esse cenário impede que o país avance no combate a infecções sexualmente transmissíveis. Devido a isso, o Portal Manaós criou uma campanha para conscientizar o uso de preservativo para quem vai ao Festival de Parintins esse ano, afinal a vida é uma só, mas Festival tem todo ano.

Dessa forma, o objetivo é incentivar os jovens a usarem camisinha e alertá-los sobre as consequências de contrair uma infecção sexualmente transmissível. A ideia é que a campanha possa promover uma modificação no comportamento de jovens com idade entre 15 a 29 anos em relação ao uso de preservativos para evitar doenças como sífilis, gonorreia, herpes genital e infecções por clamídia e pelo HPV.

Queda no uso da camisinha

Pesquisas apontam que o uso de preservativo tem caído com o passar do tempo junto ao público jovem. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os dias ocorrem 1 milhão de novas infecções sexualmente transmissíveis.

A camisinha é a forma mais simples e eficaz de prevenção de infecções como HIV/Aids, sífilis, hepatites, gonorreia, clamídia, HPV e também pode prevenir uma gravidez indesejada. Neste ano, o Ministério da Saúde vai distribuir cerca de 570 milhões de preservativos e géis lubrificantes para todo o Brasil. Trata-se de um aumento de 12% em relação ao ano passado, quando foram enviados 509,9 milhões aos diversos estados do país.

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é considerado o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez. O controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) não ocorre somente com o tratamento de quem busca ajuda nos serviços de saúde. Para interromper a transmissão e evitar a reinfecção, é fundamental que as parcerias sejam testadas e tratadas e que tenham orientação de um profissional de saúde.


  • Por July Barbosa
  • Revisão textual: Vanessa Santos
  • Foto: Divulgação.
  • Ilustração: Marcus Reis.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias