terça-feira, julho 2, 2024

Dilano Van’t Hoff, piloto de base da Fórmula 1, morre em acidente

O piloto tinha 18 anos e foi atropelado por um colega de categoria depois de tombar na pista

No sábado, 1, Dilano van’t Hoff, piloto holandês de 18 anos, morreu depois de sofrer um acidente durante uma corrida da Fórmula Regional Europeia (Freca), a qual é uma espécie de “categoria de base” da Fórmula 1, competição que é disputada no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O acidente fatal aconteceu quando Dilano estava na última volta da corrida.

O piloto perdeu o controle do seu carro em um trecho da Kemmel Straight, cuja pista estava molhada pela chuva, e ficou “de lado” no meio da via de competição. Depois, o corredor de 18 anos foi atingido por outro piloto, Adam Fitzgerald, que não conseguiu desviar do colega de categoria. De acordo com o periódico belga La Derniere Heure/Les Sports, no momento do impacto a velocidade do veículo era de mais de 200 Km/h.

Bélgica

Acidentes como o que causou a morte de Dilano van’t Hoff são conhecidos no mundo do automobilismo como “batidas em T” e geralmente são os mais perigosos durante as corridas. Em 2019, o corredor francês Antoine Hubert faleceu depois que seu carro bateu da mesma forma, durante uma corrida da Fórmula 2, que também era disputada no circuito belga de Spa-Francorchamps.

De acordo com os observadores do automobilismo, o tradicional circuito belga é um dos mais perigosos. A curva Raidillon, que é alcançada depois da famosa Eau Rouge e antecede a Kemmel Straight, na qual o piloto Dilano morreu, passou por melhorias ao longo dos anos a fim de que ficasse mais segura; a mais recente obra nesta pista foi uma área de escape construída em 2022.

Dilano van’t Hoff havia sido campeão espanhol de Fórmula 4 em 2020, e, antes do acidente que o levou à morte, competia pela equipe MP Motorsport, a mesma em que o brasileiro Felipe Drugovich se consagrou campeão da Fórmula 2, em 2022; e que Caio Collet corre na Fórmula 3 deste ano. Em nota oficial, a Freca expressou condolências à família do corredor holandês, à equipe e aos amigos do jovem piloto.

O presidente da Fórmula 1, Stefano Domenicali, também expressou seus sentimentos sobre a morte de Dilano em uma publicação nas redes sociais: “Dilano morreu perseguindo seu sonho de chegar ao auge do automobilismo”.


  • Por July Barbosa com informações GE.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias