domingo, julho 7, 2024

Operação Retomada visa combater a extração ilegal de minérios

A grande devastação ambiental, era em uma área estimada de 118 hectares, equivalente ao tamanho de 118 campos de futebol,

A grande devastação ambiental, era em uma área estimada de 118 hectares, equivalente ao tamanho de 118 campos de futebol.

A Operação Retomada foi realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho, na qual teve como ação conjunta a Polícia Federal e o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (IcmBio), com a finalidade de combater crimes ambientais, mas, especificamente, a extração ilegal de minério.

A ação ocorreu no Parque Nacional Campos Amazônicos e na Terra Indígena Tenharim Marmelos, localizada em Porto Velho/RO. A equipe formada por 20 policiais federais, além de oito servidores do IcmBio, encontrou um cenário de grande devastação ambiental, em uma área estimada de 118 hectares, equivalente ao tamanho de 118 campos de futebol, onde eram empregados produtos ilegais e tóxicos. Na ação, foram utilizadas duas aeronaves do IcmBio.

Durante os quatro dias de trabalhos, foram destruídas duas escavadeiras hidráulicas, 11 motores de dragagem, quatro geradores de energia elétrica, oito veículos, entre motocicletas e caminhonetes, além de dez acampamentos destruídos: um prejuízo estimado em R$ 8 milhões.

Segundo o documento “Estado de Conflito – Uma investigação sobre grileiros, madeireiros e fronteiras sem lei do estado do Pará na Amazônia”, “O setor de minérios foi responsável por 64,9% do total de exportações, movimentando US$ 1,7 bilhão (13) Veríssimo et al. 2002; Secex 2003; Aimex 2003”.

 

Por Tatiana Nascimento com informações da assessoria

Revisora Vanessa Santos

Foto: Divulgação

Leia mais: Chefe da Mercedes explica bronca em Hamilton: “Faço pelo bem”

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias