terça-feira, julho 2, 2024

Morreu o último soldado francês que desembarcou na Normandia no Dia D

Léon Gautier tinha 100 anos e recusava há anos o título de “herói”, defendendo recorrentemente a paz

O último dos soldados franceses que estiveram no desembarque da Normandia, também conhecido como o Dia D, a 6 de junho de 1944, morreu na manhã de segunda-feira (3), num hospital em Caen, França, com 100 anos.

Léon Gautier pertencia ao Kieffer, um batalhão de fuzileiros navais que integrava 177 franceses, e já em 2019 tinha sido homenageado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, por ocasião do 75º aniversário daquela data histórica, que assinala a mais complexa operação da Segunda Guerra Mundial.

Na altura, a intenção era também lembrar Gautier e outros dois sobreviventes, Jean Morel e Hubert Faure, que combateram as forças nazis ao lado dos combatentes britânicos liderados pelo general Charles de Gaulle no exílio, recuperando as suas histórias para integrá-las no imaginário francês, como recorda a France 24.

Nesta segunda-feira, Macron já se pronunciou para lamentar a morte do antigo soldado, prometendo que França “não esquecerá” este “herói da Libertação”. No tweet, Macron recorda uma frase que Gautier costumava repetir: “Não somos heróis, só cumprimos o nosso dever”.

Aliás, numa cerimónia pelos seus 100 anos, dia 27 de outubro do ano passado, Gautier disse que “o pior” que pode acontecer é uma guerra. “Porque matas gente do outro lado que nunca fez nada, que tem família e filhos. Que sentido é que tem isso tudo?”, perguntava na altura, citado pelo El Mundo.

Segundo o mesmo jornal, Gautier nasceu em Rennes em 1922 e juntou-se ao exército em junho de 1940, tendo combatido depois no Congo, Camarões, Síria e Líbano até chegar a Normandia no dia D, que marca o início da libertação da Europa Ocidental, numa operação que foi liderada por forças norte-americanas, britânicas e canadianas quando França já tinha caído às mãos das forças alemãs.

Gautier passou depois a pronunciar-se a favor da paz nas intervenções públicas que foi fazendo ao longo dos anos. Era pai de dois filhos e será homenageado, agora postumamente, na Normandia.


  • Por July Barbosa com informações BBC.
  • Foto: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias