O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), instaurou um processo ético para investigar campanha da Volkswagen que reproduz, com o uso de inteligência artificial, a imagem da cantora Elis Regina, que faleceu em 1982.
Na propaganda, Elis Regina aparece dirigindo uma antiga Kombi e faz dueto com a filha, Maria Rita, que dirige o modelo novo do automóvel. De acordo com o Conar, o processo foi aberto após consumidores questionarem se é ético o uso da inteligência artificial para reproduzir a imagem de pessoa falecida.
O processo também deve analisar se herdeiros podem autorizar o uso da imagem de uma pessoa que já morreu para uma peça criada por meio de IA em cenas das quais ela não participou em momento algum de sua vida e que são, na verdade, ficcionais.
Segundo o conselho, que regulamenta a atividade das agências de publicidade, o caso será examinado à luz do código que regulamenta a propaganda no país, à luz dos “princípios de respeitabilidade, no caso o respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade”.
O Conar deve avaliar, por fim, o fato de a publicidade não ter alertado os espectadores de que usava Inteligência Artificial para criar a cena – o que pode ter gerado confusão por parte do público entre ficção e realidade, sobretudo os que não conhecem Elis e teriam sido levados a acreditar que se trata de pessoa real e que ela ainda estaria viva. O caso deve ser julgado em até 45 dias.
- Por July Barbosa com informações CNN.
- Foto: Divulgação.