O multi-instrumentista e músico João Donato morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (17). O artista faleceu após vários problemas de saúde, incluindo uma infecção pulmonar. A informação é de familiares do artista.
Nascido em 1934 em Rio Branco, capital do Acre, João é um artista completo. Além de cantor, compositor e arranjador, o músico é pianista e acordeonista. O talento, inclusive, foi perceptível na infância quando suas brincadeiras envolviam algum tipo de musicalidade.
Em 1945, aos 11 anos, ele se mudou para o Rio de Janeiro, período em que começou a usar seu talento para alegrar o público. Lá, ele tocava em festas do colégio que estudava, oportunidade que o fez conhecer o grupo “Namorados da Lua” e se tornar amigo de Lúcio Alves, Nanai e Chicão.
Apesar de ter começado como um dos expoentes da bossa-nova, João Donato sempre foi considerado um músico criativo e capaz de promover as mais diversas fusões musicais. O talento do acreano, inclusive, foi reconhecido em 2010 com Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de Jazz, pelo trabalho em Sambolero.
Ele também foi indicado à premiação em 2016, na categoria de melhor álbum instrumental com o álbum Donato Elétrico e, em 2022, na categoria melhor álbum de música popular brasileira, com Síntese do Lance.
- Por July Barbosa com informações UOL
- Foto: Divulgação