sexta-feira, abril 4, 2025
HomeNotíciasBrasilCantor João Donato morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

Cantor João Donato morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

Músico morreu na madrugada desta segunda-feira (17)

O multi-instrumentista e músico João Donato morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira (17). O artista faleceu após vários problemas de saúde, incluindo uma infecção pulmonar. A informação é de familiares do artista.

Nascido em 1934 em Rio Branco, capital do Acre, João é um artista completo. Além de cantor, compositor e arranjador, o músico é pianista e acordeonista. O talento, inclusive, foi perceptível na infância quando suas brincadeiras envolviam algum tipo de musicalidade.

Em 1945, aos 11 anos, ele se mudou para o Rio de Janeiro, período em que começou a usar seu talento para alegrar o público. Lá, ele tocava em festas do colégio que estudava, oportunidade que o fez conhecer o grupo “Namorados da Lua” e se tornar amigo de Lúcio Alves, Nanai e Chicão.

Apesar de ter começado como um dos expoentes da bossa-nova, João Donato sempre foi considerado um músico criativo e capaz de promover as mais diversas fusões musicais. O talento do acreano, inclusive, foi reconhecido em 2010 com Grammy Latino, na categoria de melhor álbum de Jazz, pelo trabalho em Sambolero.

Ele também foi indicado à premiação em 2016, na categoria de melhor álbum instrumental com o álbum Donato Elétrico e, em 2022, na categoria melhor álbum de música popular brasileira, com Síntese do Lance.


  • Por July Barbosa com informações UOL
  • Foto: Divulgação
- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here