sábado, setembro 28, 2024

França começará a retirar cidadãos do Níger

Quase 600 franceses estão no Níger, um número que não inclui as pessoas de férias e que já estão fora do país

A França começará a retirar seus cidadãos do Níger nesta terça-feira (1) devido à situação em Niamey, capital do país. Foi o que anunciou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

A nota do ministério justifica a decisão pela “violência contra nossa embaixada anteontem (domingo) e o fechamento do espaço aéreo, que deixa os nossos compatriotas sem a possibilidade de sair do país por conta própria”.

“A retirada começará hoje, terça-feira”, afirma o comunicado. O texto acrescenta que as autoridades francesas ajudarão na saída dos cidadãos europeus que solicitarem ajuda.

Isso porque quase 600 franceses estão no Níger, um número que não inclui as pessoas de férias e que já estão fora do país.

Na semana passada, um golpe de estado no país africano, liderado pelo general Abdurahaman Tiani, derrubou o presidente eleito Mohamed Bazum.

O general Tiani justificou o golpe pela “deterioração da situação de segurança” no país, devastado pela violência de grupos jihadistas, como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda.

Milhares de manifestantes favoráveis ao golpe militar se reuniram no domingo diante da embaixada da França em Niamey e foram dispersados com bombas de gás lacrimogêneo.

A França é uma ex-potência colonial na região e apoia o presidente Bazum. Ela estimou que centenas de cidadãos franceses e centenas de cidadãos de outros países da UE querem deixar o local. A retirada começará ainda na terça-feira, de acordo com o comunicado do país, acrescentando que espera que termine nas próximas 24 horas.

A Itália também afirmou na terça-feira que oferecerá um voo especial para repatriar seus cidadãos de Niamei, e Colonna disse que os países europeus que enviam aviões de retirada coordenarão seus esforços. Estados Unidos, Alemanha e Itália têm tropas no Níger em missões de treinamento e contra a insurgência. Até o momento, não houve anúncio de retirada de tropas.


  • Por July Barbosa com informações CNN
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias