O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá o título de cidadão parintinense. Ele desembarca no município de Parintins, nesta semana. O projeto de lei, indicado pelo prefeito, Bi Garcia (MDB), foi aprovado por unanimidade e em regime de urgência na terça-feira (1º) pela Câmara Municipal de Parintins.
Lula chega ao município pela manhã do dia 4 acompanhado da primeira-dama Janja, ministros, governador Wilson Lima, senadores, deputados federais e estaduais, e demais lideranças políticas do Brasil e região Norte.
Como justificativa, o prefeito declarou que a honraria é “resultado de importantes serviços prestados” e que trouxeram benefícios para o município, dentre eles 14 projetos criados na gestão de Lula. Bi Garcia diz que as ações colaboraram para o “atendimento à saúde”, “educação” e deram dignidade às famílias na faixa de vulnerabilidade.
“A exemplo dos serviços de extrema relevância e impacto benéfico para o crescimento de nossa cidade de Parintins, podemos citar a execução do programa luz para todos em nossa cidade, programa que proporcionou melhoria significativa na vida do povo ribeirinho com o acesso à energia elétrica em toda a extensão da zona rural do nosso município”, diz um trecho do projeto de lei encaminhado ao legislativo municipal.
Nenhum dos presentes se posicionou ao contrário. O PL recebeu voto favorável inclusive do vereador ‘Bolsonarista’ Fernando Menezes (Republicanos). Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Alex Garcia (PSD), considerou uma “justa homenagem” ao presidente Lula.
Na próxima sexta (4/8), Lula vem pela primeira vez, neste terceiro mandato, ao Amazonas desde que foi eleito, desembarcando em Parintins. Ele deverá ir ao município de Parintins para a inauguração do Linhão de Tucuruí, que interliga Parintins ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Na ocasião, também será inaugurada a Infovia 01, que traz internet banda larga ao município através de cabo de fibra óptica e o lançamento do novo Programa Luz para Todos.
- Por Redação Convergente
- Foto: Divulgação
- Ilustração: Marcus Reis