Cerca de 25 estados brasileiros, incluindo o Amazonas, e o Distrito Federal iniciaram a manhã desta terça-feira (15) sem energia elétrica. O apagão, que deixou diversas cidades brasileiras no escuro, foi ocasionado por uma falha na operação do Sistema Interligado Nacional.
Devido ao problema, o Ministério de Minas e Energia determinou a criação de uma “sala de situação” para solucionar as falhas no sistema de energia, conforme informou o ministro Alexandre Silveira.
O apagão afetou estados do Norte e Nordeste do Brasil. O Amazonas foi um dos estados que começou o dia sem energia elétrica. Estados do Sudeste também registraram a falta de energia.
“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte e Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6.000 MW já foram recompostos”, disse o ministro.
Determinei a criação imediata de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada, bem como apurar as causas do incidente. https://t.co/EUnwCpsaiY
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) August 15, 2023
O fornecimento de energia deve voltar de forma gradual. A partir das 9h15, alguns pontos de Manaus já começaram a ter o fornecimento normalizado.