Apesar de o Bahia de Feira ter perdido de virada por 3 a 2 para o Nacional-AM, neste sábado (19), no estádio da Colina, em Manaus, o placar foi o suficiente para o time avançar na Série D pelo Brasileirão. Ronan e Kanela fizeram para os baianos. Enquanto, os três gols do Naça foram marcados por Iury Tanque.
A partida começou com atraso devido à falta de policiamento, em campo. O Nacional até começou melhor na partida, mas, aos poucos, o Bahia de Feira foi para o ataque. Aos 8 minutos, até marcou, mas o árbitro deu impedimento de Paulo Paraíba. Porém, aos 15, a equipe baiana conseguiu abrir o placar. Kazumba cruzou da esquerda e Ronan se antecipou à zaga e abriu o placar de cabeça. A situação da equipe amazonense piorou quando, aos 23 minutos, com a ajuda do VAR, o zagueiro Paulinho foi expulso após falta. Depois, o jogo se arrastou e teve poucas chances. A melhor foi um chute de Sacramento, que ficou na defesa do goleiro Alan.
Depois do intervalo, o Nacional começou a chegar próximo ao gol adversário e com chutes de fora da área. Até que, aos 25 minutos, conseguiu o gol de empate. Kiko avançou pela esquerda até a linha de fundo e cruza na medida para Iury Tanque, embaixo da trave completar para o gol. Mas, um minuto depois, veio o balde de água fria. Everton Kanela avançou pela direita e, mesmo marcado, chutou cruzado e encobriu o goleiro Jonathan: 2 a 1 Bahia de Feira.
A equipe amazonense tentou empatar novamente aos 30 minutos. Iuri Tanque cobrou falta forte, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Alan. Depois, aos 35, Sacramento ainda acertou a trave com uma cabeçada. Depois, aos 43, Alan defendeu novamente chute à queima roupa de Iury Tanque. E, aos 45, o VAR entrou em ação novamente e o árbitro confirmou falta de Alexssandro em Sacramento na área. Iury Tanque cobrou e marcou: 3 a 2. Apesar dos 15 minutos de acréscimos, o Nacional martelou, mas não conseguiu o gol que levaria a decisão para os pênaltis.
Torcida comenta
O gerente de logística Gilmar da Cruz, torcedor do Nacional, comentou sobre o 2° tempo: “acho que o time tem que voltar para o 2° tempo com raça, a gente está com menos um, então agora é mostrar a força do leão do norte, o time tem que jogar com raça, raça é o que vai determinar, porque está com menos um e isso vai ser o fator determinante para a gente ganhar o jogo”.
Empate entre Manaus x Floresta
Manaus-AM e Floresta-CE ficaram no 0 a 0 em partida disputada na tarde deste domingo (20), na Arena da Amazônia, pela 18ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O duelo colocou frente a frente dois times desesperados que estão lutando contra o rebaixamento.
Com o resultado, o Manaus-AM perdeu a oportunidade de deixar o Z-4. O time chegou aos 19 pontos e ficou na 17ª colocação, podendo perder um lugar em caso de vitória do América-RN, que ainda joga na rodada.
O Floresta-CE chegou aos 20 pontos e ficou em 16º. Uma vitória do América-RN, além de tirar o time do Z-4, coloca os cearenses na zona de rebaixamento na última rodada.
Jogando em casa, o Manaus-AM partiu para cima dos adversários, com posse de bola e imposição física, no entanto, o time não conseguiu converter o número de gols. Aos 19 minutos, Henan recebeu passe de Gabriel Corrêa e acertou belo chute colocado, mas o árbitro parou o lance e marcou impedimento.
A outra grande oportunidade do Manaus-AM aconteceu aos 40 minutos, quando Henan recebeu cruzamento novamente de Gabriel Corrêa e cabeceou em direção ao gol, mas a bola ficou na trave do goleiro Zé Carlos. O Floresta-CE chegou com Ricardinho da entrada da área, no entanto, acabou mandando por cima.
Na segunda etapa, o Manaus-AM continuou tentando com Lucas Batatinha, que parou em Felipe Baiano. Aos 14 minutos, o Floresta-CE respondeu com Matheus Rocha, mas também não teve sucesso na tentativa ofensiva. Perto do fim, o duelo foi perdendo intensidade e ficou marcado pela forte marcação.
Aos 39 minutos, Cardoso foi lançado e dividiu com Bruno Ré dentro da área. O atacante do Manaus-AM caiu e pediu pênalti no lance, mas o árbitro mandou seguir. Em seguida, Thiaguinho arrancou e finalizou forte, mas a bola passou perto. O Floresta-CE manteve a força para resistir à pressão e quase foi premiado aos 43 minutos, quando Bruno Bispo errou e Leilson finalizou, parando apenas em Reynaldo.
O Manaus-AM encerra a participação na primeira fase da Série C no próximo sábado (26), às 16h, fora de casa diante do Figueirense-SC. O Floresta-CE recebe o América-RN, no mesmo horário.
Torcida comenta
O engenheiro civil Fábio Leite falou sobre a derrota do Manaus: “olha não tem mais tempo para esperar vitória, essa partida é tudo ou nada, se não ganhar aqui e o Princesa empatar, já era, o time está praticamente rebaixado, então tem que tentar todas as medidas possíveis para tentar vencer, porque o empate não serve para a gente”.
- Por July Barbosa com informações Elton Barbosa
- Foto: Divulgação
- Ilustração: Giulia Renata Melo