A sensação térmica em Manaus pode chegar a 49°C, nesta quarta-feira (23), de acordo com informações do Climatempo. A previsão é que a temperatura varie entre 29°C a mínima e 38°C a máxima, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O pico de calor deve acontecer às 14h, quando segundo a previsão, a temperatura pode atingir 38°C.
Fonte:CLIMATEMPO
Em maio, a capital já havia registrado o dia mais quente do ano (34,5°C), neste domingo (20/8), a marca foi superada, quando os termômetros chegaram a 37,4°C, de acordo com o Inmet.
O Climatempo informa ainda que há possibilidades de chuvas, mas que não iria atingir toda a cidade, apenas alguns bairros.
Como enfrentar o calor em Manaus?
Para enfrentar as altas temperaturas da capital amazonense, é preciso manter hidratação. Isso porque a água é responsável pela manutenção de diversas funções do organismo.
Desintoxicação do corpo
O consumo adequado de água faz você ir ao banheiro com mais frequência, o que contribui para a limpeza do trato urinário. Além disso, a água também hidrata suas fezes, ajudando a evitar a constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre.
Regulação da temperatura
Ao ser liberada pela transpiração, a água age como um regulador de temperatura corporal. Isso ocorre não apenas durante a prática de exercícios físicos, mas a qualquer momento — principalmente, quando o calor em Manaus está muito intenso.
Transporte de nutrientes
Sem uma quantidade de água suficiente no organismo, o sangue se torna mais denso. Isso prejudica o transporte de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, para as células. Beber bastante água, por outro lado, melhora a circulação, bem como a pressão sanguínea.
Emagrecimento
É importante ressaltar que o consumo constante de água também auxilia na perda de peso. Uma das explicações para o feito é que, uma vez que esse hábito aumenta a atividade no sistema nervoso, eleva-se o gasto de energia (queima de calorias).
Melhoria da pele
A água também revitaliza as células e mucosas, resultando em um processo de hidratação de dentro para fora. Com isso, ela se torna uma opção eficaz para evitar a descamação e o ressecamento da pele.
Sem falar que o consumo adequado ajuda a prevenir a flacidez e o aparecimento ou agravamento de estrias e celulite. Isso porque, quanto mais água se bebe, melhor a textura e a elasticidade da pele, assim como menor a retenção hídrica.
Prevenção de cãibras
Tomar água ajuda a manter o bom funcionamento dos músculos, prevenindo as cãibras — um dos problemas mais comuns entre praticantes de corrida. As contrações involuntárias ocorrem quando há um desequilíbrio hidroelétrico muscular. Ou seja, a desidratação é, em grande parte, responsável pela sua ocorrência.
Proteção contra pedras nos rins
Beber água é a melhor estratégia para prevenir pedras nos rins. Esses órgãos têm a função de “limpar” o sangue, ou seja, eliminar os nutrientes que não têm serventia. Na prática, um organismo bem hidratado facilita o trabalho dos rins, evitando que fiquem sobrecarregados.
Quantos litros de água devem ser tomados por dia?
Essa é uma indicação que precisa ser individualizada. Porém, observe os sinais do seu corpo e, caso note alguma alteração, compense bebendo mais água.
Existe um cálculo que ajuda a estimar a média de litros de água que cada pessoa necessita diariamente. Para isso, basta multiplicar o peso corporal por 0,03. Mas, dependendo do estilo de vida, a necessidade pode ser maior. É o que acontece com os atletas, por exemplo.
Para concluir, devido ao calor em Manaus, os cuidados com a hidratação devem ser ainda maiores. Afinal, as altas temperaturas, por si só, fazem seu corpo perder uma quantidade considerável de água diariamente. E se você for praticante de atividades físicas e/ou trabalhar ao ar livre, esse gasto aumenta ainda mais.
- Por July Barbosa com informações G1 e TuaSaúde
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação