Após o sucesso na fachada do Teatro Amazonas, a instalação urbana “Entidades”, do artista roraimense e ativista indígena Jaider Esbell, falecido em 2021, chega ao Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), localizado na Rua Barroso, bairro Centro, a partir desta sexta-feira (25/08).
A instalação, composta por duas cobras infláveis de 17 metros de comprimento por 1,5 metros de largura, cada uma, foi criada em 2020 para a 5ª edição do Circuito Urbano de Arte (Cura), em Belo Horizonte (MG).
Ressaltando a força da floresta e dos seres, com forte influência da cosmologia indígena, a obra apresenta a pesquisa e a poética de Jaider em torno da ‘cobra grande’, a grande avó universal. De acordo com João Fernandes, diretor do CCCI, receber uma obra tão significativa como é a “Entidades” é uma honra.
“Estamos muito felizes em receber as cobras cósmicas criadas pelo Jaider Esbell. E mais felizes, ainda, de podermos oferecer aos apreciadores da arte, mais uma oportunidade de conferirem essa criação tão significativa desse artista roraimense e ativista que muito contribuiu para a arte contemporânea brasileira”, comenta João.
Vale ressaltar, ainda, que a instalação, que já passou pela Bienal de São Paulo e também pelo Musée de L’Hospice Comtesse (Museu do Hospício Condessa), em Lille, na França, será ‘guardiã’ da obra criada pela artista peruana Olinda Silvano, na empena do edifício Rio Madeira, durante o Cura Amazônia.
- Fonte: Assessoria de Imprensa
- Fotos: Divulgação