Iniciou nesta terça-feira, 5/9, o #SouManaus Passo a Paço 2023, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O evento irá reunir mais de 600 artistas locais que vão se apresentar em um espaço de 44 mil metros quadrados em três dias de evento, 5, 6 e 7 de setembro no Paço da Liberdade, centro da Capital.
A atração mais esperada do festival, o maior DJ do mundo, David Guetta, encerrou a primeira noite do “#SouManaus Passo a Paço 2023” diante de uma multidão no palco Bradesco – Guardião da Amazônia.
De acordo com o prefeito David Almeida, a primeira noite do festival já mostrou que essa edição do #SouManaus é histórica. “O Sou Manaus fez história hoje. Trouxemos para o público manauara um dos maiores shows de todos os tempos com o DJ David Gueta. O primeiro dia do festival foi sucesso de público sem qualquer intercorrência, mostrando a competência da gestão municipal em entregar de forma gratuita um evento seguro e organizado”.
Antes de ver a grande estrela subir no palco do maior festival de artes integradas do Norte, o público contou com diversas atrações locais e nacionais que embalaram a festa que foi até de madrugada.
Os pontos altos da primeira noite foram a queima de fogos, as luzes da alegoria do palco Guardião da Amazônia e a apresentação de 12 paraquedistas que antecederam a entrada no palco do DJ francês David Guetta, que levantou o público com a sua coleção de hits em mais de 20 anos de carreira.
Antes teve o cantor Zé Felipe, acompanhado da mulher, a influenciadora Virgínia, que também agitaram o público. “Muito feliz de estar aqui em Manaus, a gente é muito bem recebido. Eu só quero agradecer a Prefeitura de Manaus e a todo mundo que está aqui, porque vamos ter um show muito incrível”, disse Zé Felipe.
Palco Amazona
O primeiro dia foi marcado por shows regionais e nacionais no palco Amazona, localizado no terminal de cargas, que fica ao lado do mercado municipal Adolpho Lisboa, no centro histórico. O músico gaúcho Humberto Gessinger, da banda Engenheiros do Hawaii, foi uma das grandes atrações da line-up.
Quem abriu a grade de apresentações do palco do maior evento de artes integradas da região Norte do país foi a banda amazonense Jony Jack Mesclado, por volta das 17h30. Na cena local há mais de 24 anos, o grupo colocou o público para dançar o reggae raiz durante sua apresentação.
Em 2023, o #SouManaus conta com uma line-up regional de 77 artistas de vários estilos musicais, uma alta de mais de 580% no número de artistas locais em relação à primeira edição, em 2015, quando apenas 12 estiveram envolvidos, buscando reforçar o legado de valorização da cultura local e o respeito às diversidades.
Após as apresentações locais, foi a vez de Humberto Gessinger, que marcou o seu nome no rock nacional à frente da banda Engenheiros do Hawaii, subir ao palco Amazona para comandar a noite com um nostálgico de quase quatro décadas de sucesso.
Estreando no festival, ele prometeu uma performance memorável ao som de canções como “Infinita Highway”, “Refrão de Bolero” e “Terra de Gigantes”, além de trazer as escritas mais recentes do álbum “Quatro cantos de um mundo redondo”.
“Muito emocionado de estar aqui, eu já venho a Manaus desde os anos 80 e sempre sou muito bem recebido. O festival está maravilhoso e vou tocar pela primeira vez uma música do disco novo, então tem esse motivo a mais para ser uma noite especial”, declarou.
Falamos com algumas pessoas que foram prestigiar o evento, confira:
Emile Diana fala sobre a expectativa alta para a edição desse ano: “Nos outros anos, eu acabei não vindo, mas nesse ano, em especial, como tem atração internacional, né? Chamou bastante atenção de todo mundo, principalmente, como foi a situação dos ingressos, e tudo mais, é uma expectativa alta, principalmente, para última atração de hoje, né? Do primeiro dia que é o David Guetta, então, eu espero que seja bom, espero que tenha segurança, que seja confortável para todo mundo e é isso”.
Guata Sara falou sobre prestigiar todos os anos o Paço: “É, eu venho todos os anos para o paço, eu moro aqui no centro, então é um evento que eu sempre prestigio, a minha expectativa hoje é o David Guetta, mas eu aprecio também as bandas locais, vou vir hoje e amanhã”.
Igor Ramos falou sobre a expectativa pelo DJ David Guetta: “Uma atração especial, eu tenho o DJ David Guetta, só venho essa noite, porque nos outros dias eu trabalho, já estou gostando da edição, eu vim na passada, nessa daqui, como eu estou na expectativa do DJ internacional, né? É o meu melhor que eu quero dar”
Veja momentos
- Por July Barbosa com informações Semcom
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Fotos / Ilustração: Marcus Reis
- Vídeos: Giulia Renata Melo