Uma massa de ar quente nesta última semana de inverno promete uma onda de calor em todo o Brasil com temperaturas que podem chegar aos 40ºC. A primavera começa oficialmente no próximo sábado (23/9).
O Distrito Federal e os estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão se preparam para temperaturas acima dos 40°C. O pico do calor deve acontecer entre sexta-feira (29/9) e segunda-feira (2/10). Até hoje, a maior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal já vive essa onda de calor. “Já estamos vivenciando dias quentes e a expectativa é de que os próximos dias sejam ainda mais quentes”, afirma o meteorologista Olívio Bahia. Ainda, de acordo com o especialista, o DF já bateu seu limite. “Neste final de semana os termômetros chegaram a marcar 33º no Gama”, pontua.
Nas regiões Norte e Nordeste, segundo o site Climatempo, o calorão continua. Haverá pancadas de chuvas em áreas localizadas, como o litoral do Maranhão até o norte do Ceará, assim como Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
Queimadas no AM
O Amazonas decretou, no dia 12 de setembro, situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus sob o impacto negativo do desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas registrou 3.925 focos de queimadas nos primeiros dez dias de setembro.
A Situação de Emergência Ambiental abrange áreas dos municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Canutama, Lábrea, Boca do Acre, Tapauá e Maués, no sul do estado; e Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro Castanho, Autazes, Silves, Itapiranga, Manaquiri e a própria capital, na Região Metropolitana de Manaus.
- Por July Barbosa com informações G1
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação / Ilustração: Giulia Renata Melo