Sete pescadores foram resgatados na última quarta-feira (21) pela Marinha do Brasil a cerca de 226 km da costa do Maranhão, após passarem seis dias à deriva no mar.
O barco havia saído no dia 4 de setembro da cidade de Camocim, no Ceará, para realizar atividades de pesca, mas teve problemas mecânicos que deixaram a embarcação sem controle. De acordo com a Marinha, houve uma falha no sistema de governo do barco.
Sem conseguir navegar ou retornar para a costa, os sete tripulantes ficaram à mercê dos mares por seis longos dias. Felizmente, eles conseguiram se manter com os mantimentos e água potável que levavam a bordo.
A Marinha foi informada do caso, na segunda-feira (18), e montou uma operação de busca e salvamento com equipes de Belém. Após localizarem o barco, os militares resgataram os pescadores com auxílio de helicópteros e embarcações.
Os sete homens receberam os primeiros atendimentos ainda no mar e depois foram levados para exames médicos em São Luís.
O pescador José Augusto do Nascimento, 52 anos, que foi o primeiro a ser içado da embarcação até o helicóptero de resgate pelo Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate do EsqdHU-41, afirmou que se sentiu aliviado ao avistar a aeronave.
“Estávamos na esperança de que o resgate viria por meio de alguma embarcação que passaria pelo local, quando avistamos a aeronave da Marinha. Foi motivo de alívio e alegria”, contou.
A Marinha disponibiliza o Disque Emergências Marítimas e Fluviais, no telefone 185, para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio.
- Por July Barbosa com informações G1
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação