Uma mulher caiu de um brinquedo no parque de diversão Mirabilandia, em Olinda, no Grande Recife, nesta sexta-feira (22), e ficou gravemente ferida.
O acidente aconteceu quando um dos 48 assentos do brinquedo chamado de “Wave Swinger” se soltou. Essa atração gira no alto, de forma inclinada, em grande rotação.
Segundo pessoas que estavam no local, após a queda, o parque ainda continuou funcionando normalmente.
O Procon-PE interditou, horas mais tarde, o Mirabilândia, segundo informações do órgão fiscalizador, o estabelecimento tem o prazo de cinco dias para apresentar um relatório contendo toda a manutenção periódica de todos os brinquedos instalados no parque, além de cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), de cada brinquedo, da cópia do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido do parque e, também, da licença de funcionamento emitida pelos órgãos competentes.
O Mirabilândia, segundo o Procon-PE, ficará fechado até que toda a documentação seja apresentada.
Por meio de nota, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que a mulher foi assistida pelos socorristas “com quadro de traumatismo cranioencefálico (TCE) grave” e levada para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife.
Uma testemunha que estava na fila junto com o filho de 10 anos e a mulher falou sobre. “Fiquei com medo e também hesitei por conta do meu peso. A mulher entrou no brinquedo e também estava acima do peso. Ela entrou com uma amiga. Meu filho sentou na frente dela, e o brinquedo levantou”, contou.
Ainda, de acordo com a testemunha, houve um impacto muito grande. “As pessoas que coordenam o brinquedo ficaram em pânico e a gente viu aquela cena”, acrescentou.
Nota do parque
Por meio de nota, o Mirabilandia lamentou o acidente e informou que suspendeu preventivamente as atividades do “Wave Swinger” para uma revisão completa no equipamento. O parque disse também que a atração passa por manutenção periódica recomendada pelo fabricante.
Ainda, segundo o Mirabilandia, a mulher ferida recebeu atendimento imediatamente após a queda. Por fim, a assessoria do parque disse que as causas do acidente estão sendo apuradas por uma equipe técnica habilitada e o parque fica à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.
Estado de saúde da vítima
Por volta das 18h, o Hospital da Restauração informou que o estado de saúde da vítima era considerado grave. Ela deu entrada na Unidade de Trauma pouco antes das 16h, e foi submetida a exame de imagem. A paciente teve fraturas pelo corpo e traumatismo cranioencefálico.
- Por July Barbosa com informações Metrópoles
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação
- Ilustração: Marcus Reis