O incêndio que atingiu uma área de mata no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, na noite de terça-feira 3/10, de acordo com informações dos bombeiros, teve um combate ao fogo com duração de mais de 12 horas. Focos de fumaça foram percebidos ao longo do dia, mas, durante a noite, as chamas se alastraram e eram notadas de longe.
Ver essa foto no Instagram
Ainda, de acordo com os bombeiros, equipes foram acionadas desde às 10h. As chamas teriam iniciado em uma trilha que existe no lugar.
Os bombeiros informaram que mais de 40 mil litros de água já foram usadas no combate ao incêndio. Ainda não há confirmação sobre as causas do sinistro.
A região atingida fica nas proximidades da Arena da Amazônia e é cercada por condomínios e por dois postos de combustíveis.
Fumaça na cidade
O Amazonas decretou, no dia 12 de setembro, situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus sob o impacto negativo do desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas registrou 3.925 focos de queimadas nos primeiros dez dias de setembro.
A Situação de Emergência Ambiental abrange áreas dos municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Canutama, Lábrea, Boca do Acre, Tapauá e Maués, no sul do estado; e Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro Castanho, Autazes, Silves, Itapiranga, Manaquiri e a própria capital, na Região Metropolitana de Manaus.
- Por July Barbosa
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação