A Prefeitura de Manaus confirmou, nesta sexta-feira, 20/10, que o Boi Manaus 2023 será realizado no último fim de semana de novembro ou no primeiro fim de semana de dezembro.
A festividade, que antecede o aniversário de Manaus, foi adiada por causa da fumaça das queimadas no interior do Estado, que encobriu a capital amazonense nas últimas semanas.
Por conta da poluição do ar, que foi amenizada pelas recentes chuvas, os festejos que comemoram os 354 anos da capital foram reduzidos a um dia, no próprio 24 de outubro, com a inauguração da primeira etapa do Parque Municipal Amazonino Mendes.
Entenda a situação
Preocupada com a fumaça das queimadas no interior do Estado e que afeta Manaus nas últimas semanas, a Prefeitura de Manaus reduziu para um dia os tradicionais eventos festivos que antecedem o aniversário de Manaus.
A Feirinha do Tururi e o Boi Manaus, que seriam realizados, respectivamente, de 13 a 23 e de 21 a 23 deste mês, foram adiados, para um período em que a cidade não esteja mais sofrendo com a fumaça.
Os 354 anos da capital amazonense serão celebrados no dia 24, com o prefeito David Almeida entregando a primeira etapa do Parque Municipal Amazonino Mendes, com os shows das atrações nacionais Tierry e Joelma e os artistas locais Guto Lima e Vanda Guedes, que acontecerão no novo espaço de lazer da cidade, situado entre as zonas Norte e Leste da capital amazonense.
Durante coletiva em que falou sobre as queimadas no interior do Estado, principalmente, na região metropolitana e no Sul do Estado, que produzem a fumaça que encobre a cidade, o prefeito anunciou a suspensão da Maratona Internacional de Manaus, também pelo mesmo motivo: a poluição do ar.
- Da Redação
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação