A queda da aeronave de pequeno porte no Acre, na manhã do último domingo (29/10), deixou 12 mortos. Entre as vítimas, estão 10 passageiros e dois tripulantes, segundo informações divulgadas pelo governo do Acre.
Das 12 pessoas mortas, 11 eram adultos e havia um bebê a bordo. O avião, que era particular e operado pela ART Táxi Aéreo, tinha como destino a cidade de Envira, no AM. O voo decolou do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre, na manhã do último domingo (29/10).
Os dois tripulantes mortos seriam piloto e copiloto, e o bebê teria cerca de 1 ano e 7 meses.
A empresa aérea é de Manaus e fazia voos regulares todas as quintas-feiras para aquela região e retornava para Manaus aos domingos. A capital do Amazonas era o destino final.
Veja a lista de mortos:
- Alexander Bezzerra – nascido em Eirunepé (AM);
- Francisco Eulimar – nascido em Eirunepé (AM), 32 anos;
- Ana Paula Melo – natural de Envira (AM), mãe da bebê Clara Maria, 19 anos;
- Raimundo Nonato Melo – dentista, 32 anos;
- José Marcos Epifanio; – natural de Envira (AM), empresário, 51 anos;
- Antonio Cleudo Mattos – natural de Envira (AM), empresário, 46 anos;
- Antonia Elizângela – natural de Envira (AM);
- Edineia de Lima – sem informações;
- Clara Maria Monteiro – criança de 1 ano e 7 meses;
- Cláudio Atílio Montari (tripulante) – natural de São Paulo (SP), morador de Itaituba (PA), piloto do avião.
As chamas vindas da explosão do avião só foram controladas cerca de quatro horas depois da queda. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ainda investiga o caso.
A aeronave era do Caravan, de matrícula PT-MEE, e a queda ocorreu por volta das 7h21, logo após a decolagem. Além disso, a empresa de táxi aéreo que fez o transporte seria regular, de acordo com informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nessa ação, explicou a Aeronáutica, são usadas técnicas de coleta e confirmação de dados, preservação de indícios, verificação de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
No momento, a principal suspeita é de que as vítimas tenham vindo a óbito carbonizadas, de acordo com o governo do Acre. “O que se sabe até o momento é que as vítimas morreram carbonizadas e as causas do acidente serão investigadas pelas agências competentes”, consta no comunicado oficial.
O governo do AM emitiu nota de pesar:
O Governo do Amazonas lamenta, com profundo pesar, o falecimento de 12 pessoas em decorrência do acidente aéreo ocorrido neste domingo (29/10), em Rio Branco, no Acre, e manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos das vítimas.
De acordo com as informações repassadas pelas autoridades acreanas, que estão atuando no acidente, com investigação das causas e resgate das vítimas, a aeronave tinha como destino o estado do Amazonas e caiu próximo ao aeroporto de Rio Branco pouco depois da decolagem.
O Governo do Amazonas ressalta que está à disposição das autoridades do estado vizinho para ajudar no que for necessário.
- Da Redação
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação