Uma foto de uma página do Enem 2023 circulou nas redes sociais, na tarde deste domingo (5). A imagem é um registro da proposta de redação, que, neste ano, cobrou dos candidatos um texto sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil“. A circulação da imagem, no entanto, é suspeita, pois os candidatos só podem sair com o caderno de prova nas mãos após às 18h30, horário de Brasília.
Por esse motivo, o Inep, órgão responsável pela aplicação do exame, acionou a Polícia Federal (PF) para uma investigação acerca da origem do registro. Conforme as normas do exame, smartphones e aparelhos eletrônicos são proibidos dentro das salas de aplicação – o que faria a pessoa responsável pelo registro ser eliminada da prova.
Apenas pelas postagens que circulam nas redes, não é possível identificar o momento em que o registro foi feito – se ocorreu antes ou depois do início da prova. Tudo indica, no entanto, que a sua divulgação ocorreu após o início da aplicação, às 13h30. Ainda não há informações sobre o autor da foto, se é um candidato ou funcionário.
De acordo o Inep, em casos de vazamentos ou possíveis violações das provas, é procedimento padrão acionar a Polícia Federal.
- Com informações Inep
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação