quinta-feira, julho 4, 2024

Jovens de comunidade assistidos por projeto social da Able alcançam 2° lugar em Campeonato Amazonense de Judô

A academia participou com 34 alunos, sendo a maioria iniciantes e moradores do Prosamin da Carvalho Leal

Com recorde de participação, o Campeonato Amazonense de Judô 2023, evento que movimentou, neste sábado (04/11), o ginásio José Nasser, no Clube do Trabalhador do Amazonas (SESI Aleixo), em Manaus, teve participação dos atletas da Associação Barbosa de Lutas Esportivas (Able).

A academia participou com 34 alunos, sendo a maioria iniciantes. O Campeonato Amazonense de Judô de Iniciantes e Graduados 2023 foi disputado nas classes Sub-9, Sub-11, Sub-13. Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior e Veteranos. Todas essas classes tiveram lutas nos naipes masculino e feminino.

De acordo com o presidente da Federação de Judô do Amazonas (Fejama), Sensei David Azevedo, aproximadamente, 500 atletas disputaram a competição. “O Amazonense é a principal competição de judô no estado. Com esse campeonato, nós estamos finalizando as competições de lutas em 2023 pela federação. Tivemos recorde de inscrição de atletas, com quase 500 inscritos e isso sem o Festival Infantil, além da participação de municípios como Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira, Carauari e Tabatinga”, disse o dirigente.

Azevedo explicou que, neste ano, ainda acontecerão mais dois eventos: dia 25 de novembro, uma competição de Katas (conjunto de técnicas fundamentais, um método de estudo especial, para transmitir a técnica, o espírito e a finalidade do judô); e dia 3 de dezembro, a Copa Caminho Suave, competição organizada pelo Instituto Caminho Suave.

Após um dia inteiro de combates, a classificação de iniciantes foi a seguinte: Acopajam (1°), ABLE (2°), La Salle (3°), Kaizen (4°) e Fort Judô Clube (5°). Na disputa de graduados, o pódio foi composto da seguinte forma: Kaizen (1°), Acopajam (2°), Associação Fera de São Gabriel da Cachoeira (3°), Fort Judô Clube (4°) e AEMAM (5°).

Able

Ex-atleta da seleção brasileira e sensei da Able, Rafaela Barbosa falou sobre a atuação social: “Nós somos um projeto social com o objetivo de ajudar as crianças carentes a terem um futuro diferente do que estão acostumadas onde moram. Alguns dos nossos atletas já viajaram, medalharam e ganharam competições nacionais, como o Luiz Maurício sub5, e Júlio César sub13. Temos alunos com excelente potencial e determinação”.

A Associação trabalha com crianças e adolescentes do Prosamin da Carvalho Leal sem nenhum custo, transformando o futuro deles como força propulsora, incutindo disciplina e respeito.

O projeto social foi idealizado pelo advogado Antonio Barbosa que também é sensei e ministra aulas na Able, para mais informações de como participar é só acessar neste insta.

Leia mais: Atletas da Able são campeões em campeonato de Judô em Manaus


  • Por July Barbosa
  • Revisão textual: Vanessa Santos
  • Fotos: Acervo da Able 
  • Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias