domingo, julho 7, 2024

Chuva forte em Manaus dissipa fumaça e deixa qualidade do ar em nível “bom” nesta terça, 7/11

De acordo com a plataforma de Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), o ar, nesta manhã, está classificado como “bom”

Após semanas encoberta por fumaça, Manaus teve uma melhora significativa na qualidade do ar com a chuva forte que cai desde a madrugada na capital.

De acordo com a plataforma de Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), o ar, nesta manhã, está classificado como “bom”.

IBAMA

IBAMA inicia curso de Brigadistas no Amazonas.

A semana começou com grande dedicação, pois uma equipe de brigadistas será formada para atuar nos Municípios de Autazes, Careiro e Manaquiri, combatendo queimadas e incêndios florestais.

A Prefeitura do Careiro se tornou a sede desse importante curso, realizado no Auditório do CAEC. Os brigadistas, cuidadosamente selecionados através de um rigoroso Teste de Aptidão Física (TAF) no último fim de semana, estão recebendo treinamento sob a supervisão do Prevfogo do IBAMA.

A aula inaugural foi um momento especial, com a participação de representantes de entidades dos Municípios envolvidos, bem como o Prefeito Nathan Macena, que reforçou seu compromisso inabalável com a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos. Essa união de esforços é fundamental para garantir a proteção das comunidades e do meio ambiente diante dos desafios dos incêndios.

Esta iniciativa é uma demonstração clara de como a cooperação e a preparação adequada podem fazer a diferença quando se trata de enfrentar incêndios e preservar nosso patrimônio ambiental. Todos estão ansiosos para ver esses brigadistas em ação, protegendo nossas florestas e promovendo a segurança de todos.

Queimadas no AM

O Amazonas decretou, no dia 12 de setembro, situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus sob o impacto negativo do desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas registrou 3.925 focos de queimadas nos primeiros dez dias de setembro.

A Situação de Emergência Ambiental abrange áreas dos municípios de Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Canutama, Lábrea, Boca do Acre, Tapauá e Maués, no sul do estado; e Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro Castanho, Autazes, Silves, Itapiranga, Manaquiri e da própria capital, na Região Metropolitana de Manaus.

Problemas de saúde

Atualmente, a poluição do ar é considerada uma das maiores ameaças à saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial respira ar abaixo de níveis seguros.

O crescimento dos incêndios florestais agrava os índices de poluição do ar. O monóxido de carbono (CO), partículas de fuligem e elementos tóxicos presentes na fumaça geram uma série de efeitos no corpo humano.

Alguns dos problemas decorrentes da inalação de fumaça e fuligem são tosse, falta de ar, aumento de doenças respiratórias, inflamação, diminuição da função pulmonar, aumento da admissão hospitalar e mortalidade, principalmente, em pacientes com doenças cardiovasculares e/ou pulmonares, piora dos ataques de asma em asmáticos, aumento de casos de câncer, entre outros.

Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas são considerados os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela fumaça.

As pessoas que moram próximo às áreas de queimadas são as mais suscetíveis a sofrerem com as consequências para a saúde. Entretanto, a fumaça pode viajar milhares de quilômetros e atingir outras cidades, estados e até países.

Leia mais: Manaus segue encoberta por fumaça nesta segunda (6/11), com qualidade do ar em nível “muito ruim”


  • Por July Barbosa
  • Revisão textual: Vanessa Santos
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias