A greve dos atores de Hollywood está oficialmente encerrada. Após mais de três meses de paralisação, o SAG-AFTRA, sindicato que representa a categoria, anunciou que firmou um novo acordo de três anos com representantes de estúdios e grandes produtoras.
Os atores podem retomar as atividades, normalmente, a partir da 00h01 desta quinta-feira (9), no horário da Costa Oeste dos EUA (4 horas da manhã, no horário de Brasília).
Segundo o Hollywood Reporter, o novo acordo foi aprovado de forma unânime pelo comitê de negociação do SAG-AFTRA. O documento ainda será ratificado ao longo da semana pelos membros superiores do sindicato, mas todas as atividades profissionais dos atores e atrizes já poderão ser retomadas.
Os membros do sindicato ainda precisam aprovar o acordo que relançará a indústria televisiva e cinematográfica norte-americana, que vale US$ 134 bilhões. A Variety, por sua vez, analisou que os salários-mínimos dos atores subirão pelo menos 7%. A paralisação havia sido anunciada em julho.
Diversas produções cinematográficas e televisivas em solo norte-americano foram interrompidas, pois a greve dos atores começou quase ao mesmo tempo que a do sindicato dos roteiristas, resolvida em setembro.
Leia mais: Em decisão unânime, chega ao fim a greve dos roteiristas em Hollywood
- Da Redação
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação