O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, iniciou os esforços para repatriar uma segunda lista de brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza. O chanceler se reuniu, na tarde desta terça-feira (14), com representantes das áreas consulares no Itamaraty, para discutir os trâmites.
O presidente Lula (PT) ouviu, durante o desembarque de um grupo de brasileiros resgatados da Faixa de Gaza, um apelo para que o governo traga ao país outros nacionais que ficaram no território palestino.
De acordo com fontes do Itamaraty, ainda não há um número preciso de quantos querem retornar, mas estima-se que seja algo entre 40 e 50 brasileiros e familiares.
A saída dessa segunda lista ainda não tem data de previsão, e os nomes, primeiramente, precisam ser submetidos às autoridades israelenses e egípcias.
A operação de resgate da saída brasileiros foi negociada com Israel, Egito e até mesmo com o Hamas.
Integrantes do Itamaraty ressaltam que dos 7 mil estrangeiros em Gaza, apenas metade deixou a área de conflito nas últimas duas semanas.
De acordo com fontes do Itamaraty, a Representação do Brasil junto à Palestina fez uma ampla consulta sobre os interessados em deixar o país. De acordo com elas, todos que manifestaram desejo de repatriação até o dia 24 de outubro foram incluídas na lista.
Leia mais: 32 brasileiros repatriados de Gaza devem chegar ao Brasil nesta segunda (13/11)
- Por Redação Convergente
- Foto: Divulgação