Chegaram a Brasília, às 23h24 (horário de Brasília) desta segunda-feira (13/11), os 32 brasileiros e familiares resgatados pelo governo federal da Faixa de Gaza, palco de guerra entre Israel e o Hamas há pouco mais de um mês.
Eles passarão por trâmites migratórios e devem permanecer dois dias na Base Aérea de Brasília, sendo acolhidos e recebendo atendimento médico e burocrático, para regularizar documentos. Duas crianças do grupo, com suspeita de desnutrição, seguirão de ambulância para um hospital.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) integra a comissão do governo na Base Aérea de Brasília para a recepção ao grupo de brasileiros. Ele está acompanhado de ministros como Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Paulo Pimenta, da Comunicação Social.
Lula recebeu o grupo logo na pista da Base Aérea. O presidente brasileiro cumprimentou todos que desceram as escadas colocadas ao lado da aeronave.
Retirados de Gaza após semanas de negociação diplomática, os brasileiros e familiares chegaram à capital federal após passarem um dia no Cairo, capital do Egito, e viajarem num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que, normalmente, fica a serviço da Presidência da República.
Após os dois dias em Brasília, alguns ficarão na capital, e outros seguirão para destinos como São Paulo e Rio Grande do Sul. Uns têm familiares no Brasil e devem ficar em suas casas, enquanto outros resgatados ficarão, por enquanto, em abrigos do governo federal.
O grupo tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
Lula critica Israel
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deixou de criticar o atentado do grupo armado palestino Hamas no dia 7 de outubro, mas afirmou que as Forças de Defesa de Israel também protagonizam “atos de terrorismo”.
“Aos 78 anos de idade, eu já vi muita brutalidade, muita violência, eu já vi muita irracionalidade, mas eu nunca vi uma violência tão bruta, tão desumana contra inocentes”, disse o presidente brasileiro sobre o massacre que acontece na Faixa de Gaza atualmente.
“Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças e as mulheres não estão em guerra”, completou.
Leia mais: 32 brasileiros repatriados de Gaza devem chegar ao Brasil nesta segunda (13/11)
- Por Redação Convergente
- Foto: Divulgação