domingo, julho 7, 2024

Santa Catarina registra mortes após fortes chuvas no estado

No estado catarinense, duas mulheres morreram no município de Taió, na quinta-feira, 16, e um homem, em Palmitos, também foi localizado sem vida na noite de sexta-feira, 17

Três pessoas morreram em Santa Catarina em razão dos impactos provocados pelas fortes chuvas. No litoral catarinense, ainda há um desaparecido. O governo estadual trabalha para contabilizar os danos provocados, assim como prestar auxílios aos moradores afetados pelo temporal. No Rio Grande do Sul, o número de vítimas já chega a três.

Nos últimos meses, a Região Sul tem enfrentado extremos climáticos, como chuvas e ciclones. A intensidade dos fenômenos está ligada ao El Niño, que tem causado transtornos em todo o País, como a seca histórica no Amazonas, as queimadas na floresta e no Pantanal e a onda de calor recorde no Centro-Sul do País.

No estado catarinense, duas mulheres morreram no município de Taió, na quinta-feira, 16, e um homem, em Palmitos, também foi localizado sem vida na noite de sexta-feira, 17. Uma pessoa está desaparecida em Praia Grande.

Desde 14 de novembro, mais de 60 municípios registraram ocorrências relacionadas com fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a região Oeste continua sendo a mais impactada. “Mal nos recuperamos da chuva de outubro e, infelizmente, já fomos atingidos por mais fortes chuvas”, disse o governador Jorginho Mello (PL) .

“Estamos em trabalho com todos os órgãos que possam auxiliar a população, reforçando o efetivo nas regiões que foram decretadas situação de emergência, para assim auxiliar ao máximo todos os atingidos”, afirmou ele.

Em decorrência das fortes chuvas, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.

Os municípios catarinenses que registraram maiores volumes acumulados de chuva nas últimas 72 horas foram: Agrolândia (339.5 mm), Aurora (333.1 mm), Trombudo Central (320.7 mm) e Ituporanga (316.0 mm). Nessas cidades, no período, choveu mais do que o dobro esperado pela climatologia em novembro.

Leia mais: Oktoberfest Blumenau 2023 é suspensa por risco de enchente


  • Por July Barbosa com informações Metrópoles
  • Revisão textual: Vanessa Santos
  • Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias