quinta-feira, abril 3, 2025
HomeDestaquesRepresentantes do Hamas estariam próximos de finalizar um acordo de trégua com...

Representantes do Hamas estariam próximos de finalizar um acordo de trégua com Israel

Duas fontes próximas às negociações informaram à AFP que um acordo provisório incluiria uma trégua de cinco dias

O líder do grupo Hamas, Ismail Haniyeh, anunciou, nesta terça (21), por meio de um comunicado divulgado na rede Telegram, que o grupo está em vias de alcançar um acordo de trégua com Israel. Os detalhes específicos desse acordo deverão ser revelados em breve pelo Catar e outros países que atuam como mediadores no conflito. Até o momento, Israel não emitiu uma resposta às declarações de Haniyeh.

Trégua

Conforme afirmado por Haniyeh, os representantes do Hamas estão próximos de finalizar um acordo de trégua com Israel, e eles encaminharam sua resposta aos mediadores no Catar, onde o Hamas mantém um escritório político. O Catar, em colaboração com o Egito e com os Estados Unidos, está trabalhando para chegar a um acordo que possa resultar na libertação dos 240 reféns sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro, quando teve início o conflito. Esse acordo propõe uma troca de reféns por uma trégua na Faixa de Gaza.

No domingo, o primeiro-ministro do Catar, Mohammed ben Abdelrahmane Al-Thani, afirmou que um acordo para libertar alguns dos reféns em troca de um cessar-fogo temporário depende de questões práticas consideradas “menores”.

Duas fontes próximas às negociações informaram à AFP que um acordo provisório incluiria uma trégua de cinco dias, o que implicaria um cessar-fogo e restrições às operações aéreas de Israel no sul de Gaza. Como contrapartida, entre 50 e 100 reféns, incluindo civis israelenses e de outras nacionalidades, seriam libertados, excluindo a libertação de militares. Cerca de 300 palestinos também deixariam prisões israelenses, incluindo mulheres e crianças.

Negociações

Um representante do Hamas afirmou à Al Jazeera que as negociações se concentram na duração do acordo e no tipo de ajuda humanitária direcionada a Gaza após a troca de prisioneiros. A transferência ocorreria em etapas, com a entrada de alimentos, ajuda médica e combustível, além de uma “trégua humanitária renovável de cinco dias”.

No entanto, há um impasse entre as partes, pois Israel insiste na “reunificação familiar”, enquanto o Hamas, que se opõe à libertação de militares, recusa-se a aceitar essa condição no momento.

Parentes dos reféns se reuniram, na noite de segunda-feira, com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e seu “gabinete de guerra”, buscando o retorno dos aproximadamente 240 reféns a Israel. Netanyahu declarou seu compromisso em priorizar a recuperação dos reféns, afirmando que não cessará os combates até trazê-los de volta, destruir o Hamas e assegurar que não haja mais ameaças provenientes de Gaza.

Leia mais: Itamaraty se prepara para repatriar segunda lista de brasileiros


  • Por Redação Convergente
  • Foto: Divulgação
- Continua após a publicidade -spot_img
spot_img
Últimas notícias
- Continua após a publicidade -
Mais como esta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here