O Papa Francisco afirmou, nesta quarta-feira (29), que ainda não se sente bem de saúde devido a uma gripe que provocou o cancelamento de sua viagem a Dubai para a COP28.
O líder da Igreja Católica participou da tradicional audiência geral com fiéis no Vaticano, mas decidiu não ler a catequese, encarregando um colaborador de substituí-lo.
“Ainda não estou bem por causa dessa gripe, minha voz não está boa”, disse o Papa para se justificar.
Francisco começou a se sentir mal no fim de semana, e uma tomografia computadorizada confirmou a existência de uma inflamação pulmonar, embora tenha descartado a hipótese de pneumonia.
No domingo (26/11), Jorge Bergoglio chegou a confirmar a viagem para a COP28, porém, dois dias depois, o Vaticano anunciou o cancelamento do compromisso por “recomendação médica”.
Essa seria a primeira participação presencial de um pontífice na cúpula climática da ONU.
COP 28
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, acontecerá entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O encontro reúne 197 países e mais 200 líderes internacionais para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global.
Para a ONU, a COP serve como um ponto de encontro formal dos países para discutir, negociar e acordar estratégias de como irão enfrentar as alterações climáticas, como reduzir as emissões de gases poluentes e limitar os efeitos do aumento das temperaturas.
- Por July Barbosa com informações UOL
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação