O segundo grupo de brasileiros e seus parentes palestinos que conseguiram deixar a Faixa de Gaza chegou a Brasília na madrugada desta segunda-feira (11).
Ao todo, 48 pessoas foram repatriadas. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que os trouxe saiu de Cairo, capital do Egito, ainda no último domingo (10).
Os resgatados permanecerão na capital durante pelo menos dois dias antes de seguirem para seus destinos.
O grupo recebeu autorização, no sábado (9), para cruzar a passagem de Rafah, no sul de Gaza, em direção ao Egito, de onde seguiram de ônibus até o Cairo. Na capital egípcia, foram recebidos por diplomatas brasileiros e embarcaram para o Brasil.
Os repatriados foram recebidos pelo secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), André Quintão, por integrantes da FAB e por equipes do Ministério da Saúde, já em um trabalho integrado de acolhimento do governo federal.
“Em um primeiro momento, eles ficarão de dois a três dias em Brasília. A primeira etapa é do apoio psicológico, de imunização, de estabelecer contato com familiares e parentes e a questão da documentação. Alguns vão para as casas de familiares e amigos. Os que estiverem sem referência serão abrigados no Sistema de Assistência Social em instituições em que tenham todo o apoio de acolhimento e alimentação. Um suporte para reconstituírem a trajetória, já que vêm de uma situação bastante complexa”, afirmou André Quintão.
No dia 13 de novembro, o primeiro grupo de brasileiros e parentes resgatados chegou ao Brasil. Este, por sua vez, tinha 32 pessoas.
Anteriormente, diversos outros voos haviam sido feitos para repatriar indivíduos que estavam em Israel quando o novo conflito se iniciou.
- Por Redação Convergente
- Foto: Divulgação