Autoridades da Islândia comunicaram que o vulcão Fagradalsfjall, na península de Reykjanes, próximo ao município de Grindavik, entrou em erupção às 18h17 (horário de Brasília) desta segunda-feira (18).
Não há informações sobre feridos, tendo em vista que a população local já havia sido evacuada.
Desde o mês de outubro, a região tem sofrido com tremores. Os eventos foram aumentando ao longo de novembro. Entre 8 e 9 do último mês, 1.400 sismos foram registrados. Moradores de Grindavik foram retirados da cidade em decorrência dos terremotos.
O aeroporto internacional de Reykjavik, localizado a cerca de 20 quilômetros, permanece aberto. “Até o momento, não há interrupções nas chegadas ou partidas no aeroporto Keflavik”, diz o site.
O local da erupção situa-se a cerca de 30 quilômetros da capital islandesa, Reiquiavique.
Imagens e transmissões ao vivo da agência de notícias RUV mostraram lava a ser lançada de fissuras no chão. Um oficial da Polícia Civil disse à RUV que a erupção aconteceu rapidamente e parecia ser “um evento bastante grande”.
No fim de novembro, houve uma diminuição dos tremores e as autoridades reduziram os níveis de risco que o vulcão apresentava para o local. Em outra medida, moradores também receberam uma permissão para resgatar pertences.
- Por July Barbosa com informações CNN
- Revisão textual: Vanessa Santos
- Foto: Divulgação